Não basta ter um site bonito para que ele seja encontrado pelo seu público e gere os resultados esperados, como novos leads ou vendas. É preciso traçar estratégias de Marketing Digital bem planejadas. Isso para que seu site seja encontrado na internet em meio tantas informações publicadas diariamente e cumpra os objetivos esperados.
Essas estratégias vão desde melhorias no posicionamento dos resultados de busca, como o Google, até estratégias de mídia paga, que precisam ser bem planejadas e segmentadas para atingir seu público-alvo de forma bastante certeira, sem desperdiçar verba de mídia com o público errado, o que é muito comum quando as campanhas não são executadas por um profissional com bastante experiência.
Quer entender um pouco mais? Confira a seguir algumas dicas para traçar essas estratégias de Marketing Digital para seu site:
1 – Analise seus concorrentes
Esse deve ser o primeiro passo antes de iniciar qualquer estratégia. É preciso mapear todos os seus concorrentes diretos e indiretos, saber o que eles estão fazendo para se destacar na internet, saber em quais canais estão atuando, quais seus diferenciais e descobrir o que você pode fazer para se posicionar a frente deles.
A ferramenta mais utilizada para esse tipo de análise é o SEMRush que permite analisar e saber quem são seus maiores concorrentes a partir da palavra-chave definida em seu trabalho. Também é recomendado usar ferramentas de SEO para analisar o posicionamento de cada um nos sites de busca.
2 – Entenda seu público-alvo
Procure conhecer o perfil do seu público, desde os tipos de assuntos que eles mais costumam buscar na internet, que conteúdos mais gostam de ler, que sites e portais mais acessam, principais horários que estão online, faixa etária, regiões que moram e suas preferências. Aliar informações relevantes sobre seu público ao seu planejamento de marketing digital contribui muito para definir o direcionando das campanhas e saber o que precisa ser melhorado no site ou alterado nas campanhas.
3 – Faça um Brainstorm
Após entender a concorrência e o comportamento do seu público é recomendado fazer um brainstorm para livre associação de ideias onde todas as sugestões apresentadas são válidas e depois filtradas até chegar a uma ideia final. Dessa forma, são várias pessoas pensando em estratégias e aumentam as chances de ideias criativas.
4 – Documente o planejamento
Nada adianta pesquisar, analisar e ter várias ideias se nada disso for documentado. Escrava cada etapa do planejamento, desde a definição dos canais que serão utilizados, linguagem, personas, verba de mídia mensal e semanal, cronogramas de ações, pautas, etc. É importante também que o planejamento contemple a análise realizada dos concorrentes e as métricas do início do projeto, para que no decorrer possa ser feito um acompanhamento do crescimento das visitas, fãs, seguidores, curtidas e assim por diante.
5 – Produza conteúdos de qualidade
Se você quer crescer em um determinado segmento precisa se tornar referência no assunto. Faça um levantamento das principais palavras-chave que envolvem o seu negócio, defina os principais termos para os quais você precisa estar bem ranqueado no Google e levante pautas que interessam ao seu público-alvo. Procure variar os tipos de conteúdo e canais de postagens entre blog, Landing Pages e mídias sociais. Varie os tipos de postagens entre textos, vídeos, imagens, infográficos, listas, dicas, curiosidades, memes da atualidade e novidades da área. Tudo com o objetivo de levar o usuário a compartilhar o conteúdo e trazer engajamento e visibilidade para a sua marca ou site.
6 – Invista em estratégias de SEO
SEO (Search Engine Optimization) são técnicas que visam melhorar o posicionamento do site nos resultados orgânicos, principalmente do Google. As es estratégias vão desde a elaboração de conteúdos, onde é feito levantamento de palavras-chave que serão utilizadas de acordo com o volume de busca de cada uma, até implementação de técnicas de otimização do código-fonte e velocidade de carregamento da página.
7- Analise os resultados
Depois de planejar e executar a sua estratégia de marketing digital, não deixe de usar ferramentas de análises de métricas para certificar-se que as suas estratégias estão dando certo. Analise quais conteúdos estão sendo mais acessados, quais as principais fontes de tráfego, tempo de permanência dos visitantes em cada página e principalmente se o objetivo final está sendo cumprido, como aumento do número de Leads, ligações, vendas, orçamentos e etc.
Uma estratégia de Marketing Digital bem elaborada vai muito além de fazer posts nas redes sociais e anúncios do Google. Tudo precisa ser planejado de forma minuciosa para não desperdiçar tempo, verba de mídia e principalmente deixar de atingir os resultados esperados.
Quer saber um pouco mais? Entre em contato conosco que teremos o prazer de explicar melhor como funciona o planejamento de uma boa estratégia de Marketing Digital.
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