O termo “podcast” vem ganhando força no último ano, após a popularização. Se trata de um conteúdo em áudio e pode ser abordado de diversas formas como, por exemplo, entrevistar pessoas influentes, profissionais de determinada área e o que sua criatividade permitir.
De fato, se tornou um fenômeno nas redes e hoje temos grandes nomes, principalmente, do entretenimento. E se você, como esses, quer ter o seu programa e entregar o melhor conteúdo, vem conferir 3 dicas para criar o seu podcast do zero.
Entenda a importância dessa ferramenta!
Eles não surgiram do além, como pode parecer, principalmente se levarmos em consideração o aumento taxativo de ouvintes nos últimos anos.
De acordo com a Kantar IBOPE Media, em 2019, 21 milhões de pessoas consumiam podcasts, mas esse número, que já era grande para as estimativas da plataforma, saltou para 28 milhões em 2020, durante a pandemia. E a tendência é que esse número continue crescendo ainda mais!
Se você tem uma marca com presença digital, é produtor de conteúdo ou acredita que tem algo a ensinar para as pessoas, a ferramenta é interessante, porque pode dar ao seu cliente a sensação de estar mais próximo de você. Por isso, use ele somente ao seu favor!
Estude antes de se comunicar.
Já reparou que existem podcasts de todos os tipos, em todas as plataformas?
Existem os convencionais que, geralmente, estão disponibilizados em plataformas de streamings próprias (Spotify, Deezer, etc), os mais curtos, normalmente postados em redes sociais (Instagram, LinkedIn,) e comumente utilizados como recortes de um programa completo, ou os que são transmitidos pelo Youtube, mas que aí já são audiovisuais. E o que isso tem a ver com a segunda dica? Tudo.
Entender o conteúdo com o qual você trabalha é perceber como seu público pensa e se comporta com o que é dito na sua plataforma. Por isso, fique sempre atento quando for desenvolver as pautas de abordagem.
Depois de estudar, saiba se comunicar.
Você já entende o que seu público pensa e já criou o hábito de se informar cada vez que for se comunicar com ele. Agora, você precisa ser interessante e saber conduzir uma conversa sem correr o risco de “flopar.”
Para isso, conte com nossos especialistas em roteiros bem estruturados, de modo que seu conteúdo vai ser conduzido com estratégia e assertividade. Nós temos na casa diversos clientes que aderiram ao podcast, independente do formato. Desde uma conversa livre, até um post curto e direto nas redes sociais: tudo funciona. E tudo depende de como o seu público interage.
Começando na prática um podcast
Planejamento do podcast:
Escolha um nicho de mercado que quer atuar, defina formatos (entrevistas, bate-papo descontraído, conteúdo educacional, etc) e crie um roteiro em cima de suas ideias.
Há duas formas de se criar um roteiro: pode ser um texto corrido, que é aquele com uma escrita mais informal, pra não parecer que você está lendo, ou um roteiro com tópicos. Você decide o que terá maior aderência com seu público. A ideia é que o resultado seja o mais natural possível!
Escolha os aparelhos iniciais:
Partindo para a prática, na hora de gravar existem várias opções de microfone no mercado. Vale a pena dar uma pesquisada. Você pode usar o microfone:
- De lapela
- De USB
- Do seu celular
Dica importantíssima: grave num local silencioso e SEMPRE faça um teste antes de começar seu conteúdo por definitivo.
Depois de terminar, edite seus áudios:
Você pode inserir vinhetas e trilhas sonoras, efeitos pra chamar a atenção, intervalos, entre outras coisas. Investir em uma boa edição vai deixar seu episódio muito mais dinâmico.
Uma opção gratuita muito famosa é o Audacity. E para celular, o Anchor também serve como uma boa alternativa.
Hora de divulgar o que você já fez:
Na hora de compartilhar seu trabalho, é importante dar atenção a descrição e as palavras-chaves que serão utilizadas. Isso permite que seu conteúdo seja encontrado no Google, por exemplo. Na hora de divulgar nas redes sociais, não esqueça de criar parcerias com seus entrevistados!
Curtiu essas dicas? Queremos ver você colocando todas elas em prática, certo? E quanto à comunicação do seu novo programa, conte com a Envox.
Até o próximo conteúdo.