O avanço de novas tecnologias e o desenvolvimento de ferramentas digitais de comunicação criaram um novo tipo de consumidor: bem informado, interativo e que usa a internet para pesquisar, comparar e comprar. Diante disso, surgiu o Inbound Marketing, uma estratégia que une marketing e vendas e utiliza as ferramentas como as mídias sociais ou blog para atrair o usuário, alimentando-o com informações e conteúdos sobre o segmento de atuação, até que ele esteja pronto para o momento da compra.
Nesse sistema complexo que envolve produção de conteúdo relevante, ranqueamento em buscadores (SEO), gerenciamento de mídias sociais, automação de e-mails e outras ações, é fundamental ser parceiro de uma plataforma que possibilite gerenciamento otimizado e integrado destas estratégias e atividades. Nós, da Envox, escolhemos o RD Station, software da empresa Resultados Digitais.
Entenda as vantagens de utilizar uma plataforma inteligente no processo de Inbound Marketing e porque decidimos virar parceiros do RD Station.
1 – Plataforma intuitiva e suporte excelente
A Resultados Digitais criou uma plataforma que permite que empresas centralizem seus processos integrados de marketing. É possível, por exemplo, criar automações de email marketing, landing pages, agendar posts nas mídias sociais, além de analisar números e resultados, tudo de maneira muito intuitiva.
A organização das informações e a divisão das funções e ferramentas em abas que correspondem aos níveis dos leads no funil de compras torna mais fácil o processo de encontrar a ação que se busca. Além disso, gera mais entendimento sobre como atuar em cada parte da jornada de compra.
Além disso, a RD possui como essência o excelente suporte às agências parceiras. Somado aos canais de atendimento online e aos conteúdos didáticos disponíveis que auxiliam no uso da ferramenta, os parceiros da Resultados Digitais são acompanhados por profissionais qualificados e comprometidos com o crescimento dos clientes da agência, seja na parte estratégica do marketing ou no acompanhamento voltado para a área de vendas.
2 – Quantidade de ferramentas
Muito vinculado ao primeiro tópico, o segundo motivo para investir na RD Station é a quantidade de ferramentas que possui para cada uma das etapas do funil de vendas do Inbound Marketing. Existem funções muito úteis em cada etapa, abrangendo todos os setores de atuação da metodologia do Inbound que uma agência precisa para executar um projeto completo.
As ferramentas estão organizadas de forma muito didática, dentro de suas respectivas etapas, auxiliando no entendimento do processo como um todo.
Atrair: postagem em mídias sociais, anúncios do facebook, painel de palavras-chave e Otimização de SEO.
Converter: landing pages, formulários, pop-ups, campos personalizados;
Relacionar: base de leads, lead scoring, lead tracking, segmentação de leads, automação de marketing, e-mail,
Analisar: marketing BI, análise de canais, alcance página mais acessadas, relatórios;
Todas estas ferramentas são úteis, não apenas para a aplicação das estratégias de Inbound Marketing, mas também para analisar os resultados obtidos. Porém, entre todas elas, destacamos as ferramentas de captura (landing pages, formulários e pop-ups) e de relacionamento com leads (automações e disparos de emails).
A plataforma, além de compilar estes diversos instrumentos, facilitando a organização e a execução sequencial do processo, torna acessível a realização de atividades que demandariam conhecimentos mais específicos ou técnicos, como é o caso, por exemplo, da criação de landing pages.
No caso da automação, você pode criar um fluxo completo de relacionamento com o lead, ajustando e-mails e ações para todas as possibilidades de interação, além de remarketing e relacionamento pós-venda.
Para complementar a gama de ferramentas que o RD Station oferece, há ainda a RD University, área educacional da empresa que possui cursos, materiais didáticos e de apoio para auxiliar os parceiros em cada uma das etapas do processo de planejamento e implementação do Inbound Marketing. É possível, portanto, se desenvolver em áreas como customer service, marketing evendas, Inbound Sales, marketing digital, gestão, General Data Protection Regulation (GDPR) e muitas outras.
3 – Integração do RD Station com ferramentas externas
O último aspecto que destacamos é que o RD Station não está isolado da rede, com seus processos e funcionamento próprios. Pelo contrário, a plataforma possui integração com diversas outras ferramentas externas, mídias sociais e outros aplicativos, permitindo uma estrutura de planejamento de Inbound marketing mais sólida.
Além do Facebook e LinkedIn, em que é possível agendar publicações, e do Google Analytics, que fornece dados de acesso para análise, o RD Station pode ser integrado a plataformas de seis categorias:
– Plataformas de e-commerces para alavancar as vendas;
– CRMs para sincronização de informações entre marketing e vendas;
– Softwares de educação a distância;
– Ferramentas para refinar o processo de vendas;
– Aplicativos de captação de leads e enriquecimento de dados;
– ERPs para integrar processos de back office da empresa com as ações de marketing digital;
Podemos citar, por exemplo: as plataformas Wispot, que auxilia na captação e atualização de dados dos leads; os portais imobiliários VivaReal e Zap Imóveis, também para integração de dados; além de WordPress, PipeDrive, Token público ou privado, Chatbot Zenvia e muitos outros.
O Inbound Marketing é uma estratégia complexa, que une pesquisa de mercado, planejamento, criatividade e estruturação de processos bem desenhados. E para que tudo esteja alinhado, com as diferentes ações conversando entre si e com foco no mesmo objetivo, é preciso o suporte de uma plataforma que organize a metodologia e integre o máximo de ferramentas.
O RD Station é esta plataforma, que nos faz entender mais do processo como um todo, para que seja possível a criação de estratégias personalizadas e efetivas para cada tipo de cliente. As empresas que buscam o suporte da ferramenta, encontram soluções para otimizar o processo de vendas.
Isso porque, ao nutrir o prospect/ potencial cliente de informações, é possível tornar o contato para venda muito mais objetivo. Após o treinamento sobre a plataforma, as empresas podem criar estratégias internas envolvendo as soluções oferecidas pelo RD. Porém, é importante entender que sem uma equipe 100% focada em conteúdo, criação e performance, a eficiência do Inbound Marketing é menor.
Agência parceira RD Station
A Envox, como agência focada em Inbound, conta com profissionais especialistas no uso do RD Station. Desde a etapa de atração de potenciais clientes, até a preparação de cada um deles para o momento de compra, você pode contar com a nossa dedicação.
Quer saber mais especificamente como o Inbound Marketing e a plataforma RD Station podem ajudar o seu negócio? Então, entre em contato com o Gustavo, nosso especialista em resultados: