Não há mais escapatória: as mídias sociais tornaram-se indispensáveis na divulgação de qualquer serviço ou produto. E agora, qual a melhor forma de se destacar entre tantas instituições? Para ajudar a lhe responder essa questão, confira algumas dicas sobre como fortalecer sua marca com as redes sociais:
Adotar uma linguagem e linha de postagem adequadas
Para poder veicular suas postagens de maneira que traga bons resultados, é necessário conhecer melhor o seu público-alvo. Após coletar algumas informações sobre os interesses e o comportamento das pessoas que deseja atingir, você poderá adequar a linguagem e conteúdo das suas redes sociais. Com o direcionamento correto, há mais chances das interações em seus posts aumentarem.
Algumas redes sociais possuem algumas estatísticas sobre o público que sua marca já está atingindo. Clique aqui e confira um post nosso que explica onde você pode conferir a análise desses dados no Facebook.
Postar com a frequência certa
É muito importante ter uma boa frequência de postagens, mas também é importantíssimo NUNCA abusar. Postar mais não é sempre sinônimo de ter mais interação e, muitas vezes, isso pode acabar fazer com que você perca fãs e seguidores.
Manter um feed bonito e organizado é muito bom e é uma nova tendência, mas postar 10 fotos seguidas para isso pode acabar sendo incômodo para quem lhe segue. Além disso, seus posts podem não ter o mesmo alcance, ou seja, podem não ser visualizados pela mesma quantidade de pessoas se fossem postados em horários diferentes ou talvez até mesmo dias diferentes.
Essa dica depende muito da rede social, mas procure os melhores dias para postar e planeje – no máximo – de 2 a 3 posts diários, preferencialmente em horários diferentes.
Investir em um bom monitoramento
JAMAIS deixe seu cliente falando sozinho! É para isso não acontecer que o monitoramento existe, que é o equivalente a curtir, responder, compartilhar, comentar e enfim, relacionar-se de todas as formas possíveis com quem está interagindo com as suas redes sociais.
Um bom monitoramento é muito importante para fazer com que seus possíveis e já consolidados clientes sintam-se importantes e bem atendidos. Isso cria uma relação entre a sua empresa e os usuários, ajuda a fortalecer a sua marca e faz com que eles tenham mais vontade de interagir com sua rede social por saber que receberão algum feedback – geralmente positivo – em troca.
Adaptar suas postagens para dispositivos móveis
Esses dias citamos em um post aqui no blog da ENVOX que, em novembro de 2017, haviam mais de 63% dos domicílios brasileiros com acesso à Internet. Dado incrível, não? E se eu te disser que em 94,8% deles haviam celulares sendo usados para se conectar à rede? Pois é! O mundo está cada vez mais conectado e a vez agora é da tecnologia responsiva.
É baseado nesse dado e em experiências do nosso dia a dia como social media que afirmamos: os posts PRECISAM ser adaptados para visualização em dispositivos móveis. Vídeos que permitem visualização no celular sem que haja necessidade que o usuário clique ou vire seu dispositivo com certeza têm muito mais relevância que os que só podem ser bem visualizados no computador. Isso também se aplica em fotos: as pessoas passam as imagens quando não entendem de forma rápida a mensagem ou quando precisam clicar para vê-la por inteiro.
E agora? É só isso?
Gerir uma rede social e fortalecer a sua marca não se trata de apenas alguns passos ou dicas simples. Para isso, é necessário comprometer-se de verdade com seus resultados. Se você se interessou pelo conteúdo do post, temos um material exclusivo para você: um eBook gratuito com 25 dicas de ouro para aumentar suas vendas com as mídias sociais. Dá uma conferida, tenho certeza que vai te ajudar!