Ter uma página no Facebook está deixando de ser um diferencial. Segundo o próprio Mark Zuckerberg, o criador da rede social, ela atingiu a marca de mais de 2 bilhões de usuários em 2017. Esse dado ilustra bem a importância de estar presente e obter resultados no Facebook, mídia que já se tornou um dos principais meios de comunicação entre instituições e clientes.
Outra coisa que torna essa rede social tão necessária para as corporações é a possibilidade de divulgar seus serviços e estabelecer um relacionamento direto com seu público-alvo.
A seguir, separamos 5 dicas de como divulgar seus serviços e aumentar seus resultados no Facebook:
1. Conheça o seu público-alvo
Conhecer quem você atende e quem você quer atender com seus serviços é um fator determinante. Com essa informação, você começa a entender quais são os assuntos que mais interessam seu público, qual é a linguagem mais adequada para falar com ele e qual o melhor tipo de abordagem. Isso otimiza sua comunicação e traz mais resultados no Facebook.
Se você já possui uma página ativa e com curtidas, pode fazer uma breve análise de quem são seus fãs, seguidores, pessoas alcançadas e envolvidas através da própria rede social. Para visualizar esses dados, clique em “Informações” > “Pessoas” em sua página.
Informações sobre seu público no Facebook
Mesmo que o Facebook lhe dê essas informações, é importante que você tenha um público definido e que pesquise mais sobre o que o agrada. Pode ser que as pessoas que você está atingindo não sejam as que você precisa atingir para vender.
2. Poste conteúdo relevante e de qualidade
Para divulgar seus serviços com eficiência, seus posts devem chamar atenção de seus seguidores e potenciais clientes. Para melhorar a qualidade do seu conteúdo, além de conhecer bem seu público-alvo, é muito importante analisar o que seus concorrentes já estão fazendo. Observe quais estratégias funcionam para eles, quais não dão certo e qual a periodicidade de suas publicações.
Você também pode analisar quais são os melhores dias e horários para postar através de ferramentas do próprio Facebook, o que vai aumentar as visualizações e interações em seus posts. Em sua página, clique em “Informações” > “Publicações”.
Painel de informações do Faceobook sobre dias e horários de postagem
3. Use as ferramentas de mídia
Algumas ferramentas de mídia disponíveis que trazem resultados no Facebook
Postagens com imagens, vídeos, links, enquetes, carrosséis, botões… Existem uma infinidade de ferramentas de mídia e todas chamam mais atenção do que posts que possuem apenas textos. Por isso, elas trazem mais resultados no Facebook, como engajamento e visualizações para as suas publicações. Lembre-se: quanto mais pessoas curtem, compartilham e comentam seus posts, mais público você atinge e quanto mais público, mais chances você tem de conquistar clientes e aumentar suas vendas.
4. Coloque suas ofertas e serviços em destaque
Exemplo de serviço em destaque na página
O Facebook disponibiliza a opção de fixar uma guia com seus serviços e ofertas em sua página inicial, fazendo com que seu possível ou atual cliente visualize rapidamente o que sua empresa pode oferecer ao acessá-la. Essa ferramenta é uma grande facilitadora para as vendas, pois facilita a comunicação com o público sem que você precise atender ligações ou trocar mensagens apenas para dar informações. As ofertas também chamam atenção e mostram-se como diferenciais entre sua empresa e seus concorrentes.
Um anúncio de uma oferta traz muitos resultados no Facebook
Para criar uma nova guia, você deve acessar “Configurações” > “Editar página” > “Página Inicial” > “Adicionar uma Guia” e coloca-la em alguma posição de destaque (logo antes de Publicações, por exemplo). Depois, é só voltar para a sua página inicial, clicar na guia criada e adicionar os produtos que desejar.
Após criados, os serviços e ofertas também podem ser incluídos nas próximas postagens, fazendo com que a divulgação deles seja mais fácil e efetiva.
5. Impulsione suas publicações relevantes
Mesmo com ótimos posts, os seguidores e as curtidas dificilmente virão sozinhos. A forma mais fácil de garantir um bom alcance e atrair a atenção de seus clientes e potenciais clientes é impulsionando suas publicações. Essa ferramenta permite que seu post tenha divulgação destacada e seja direcionado para o público desejado, com especificações como gênero, faixa etária, localização e interesses. Mais uma vez, é por isso que é tão importante conhecer bem o seu público. Se você ainda está em dúvida, também pode utilizar essa ferramenta para testar qual grupo de pessoas te traz mais resultados.
Botão de “impulsionar publicação” do Facebook
Essa estratégia possui um bom custo-benefício. Uma publicação que divulgue um produto, tenha um bom conteúdo, utilize ferramentas de mídia, linguagem e informações adequadas ao público-alvo pode ser uma grande geradora de vendas ao ser anunciada no Facebook para as pessoas certas.
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