Algumas alterações começaram a ser aplicadas no Instagram nos últimos dias. A nova aba “explorar” com hashtags de interesse e a liberação de chamadas por áudio ou vídeo dentro dos Directs são atualizações importantes. Porém, o que mais vem chamando a atenção, principalmente dos influencers, é o IGTV.
Já faz algum tempo que o YouTube é soberano entre as plataformas para vídeos longos. Porém, o recente lançamento do IGTV, função do Instagram para criação e compartilhamentos desse tipo de mídia, pode mudar esse cenário. Ele pode ser usado como recurso dentro do app ou baixado na Play Store e App Store como aplicativo independente. Entenda, a seguir, como essa ferramenta funciona.
Integração com o Instagram
Se o seu aplicativo estiver atualizado, um ícone de “TV” aparecerá ao lado dos Directs. Caso ele não apareça mesmo assim, você pode baixar o app do IGTV e começar a usar com a sua conta do Instagram mesmo. Os seus seguidores e seguidos serão os mesmos da rede social.
Assistindo a vídeos no IGTV
Para assistir aos vídeos, existem quatro seções que dividem os conteúdos dentro do IGTV:
Para você: Vídeos com conteúdo baseado em seu histórico de pesquisa e interesses;
Seguindo: Materiais criados para o IGTV por perfis que você segue;
Populares: Mostra os vídeos mais populares da plataforma, assim como no “Em Alta” do YouTube.
Continue assistindo: Caso você não tenha terminado de assistir a um vídeo, eles ficam salvos nessa aba para que você volte a ver de onde parou.
Existe ainda uma área de pesquisa por perfis. Você pode deixar o vídeo rolando enquanto explora essa área e até encontrar outro para ver. As interações, como curtir, comentar e enviar mensagem são as mesmas do Instagram, então será fácil para usuários do app se acostumarem.
Para os criadores de conteúdo
Primeiramente, antes de fazer o upload de seus vídeos, é necessário criar um canal. Dentro do IGTV, existe um ícone de “engrenagem”. Clicando nele, uma das primeiras opções da lista de configurações é “Criar canal”.
Selecionando-a, algumas informações aparecerão na tela e você deve avança-las até voltar à área de vídeos.
Logo após, ao clicar em sua foto, verá a opção “Carregar vídeo”. Por hora, a plataforma só aceita vídeos verticais com duração maior do que 15 segundos e menor do que 10 minutos.
Depois disso, basta inserir informações como título, descrição e imagem de exibição do vídeo (chamada de capa), se preferir, antes de publicar. O app ainda não traz suporte para transmissões ao vivo.
Você acha que o IGTV conseguirá bater de frente com o YouTube? Quais foram as suas primeiras impressões sobre o aplicativo? Deixe a sua opinião nos comentários!
Leia também: Facebook x Instagram: em qual mídia social é melhor investir?