Tendências para o varejo online em 2021: planeje um ano incrível

Desafiador, mas com muito a nos ensinar. Esse foi 2020 para todas as pessoas. Nos negócios, não foi diferente: o varejo e os empreendedores precisaram se reinventar, melhorar processos e acompanhar tendências para não serem deixados para trás. 

Como era de se esperar, a pandemia vai continuar com um papel modificador, mesmo no ano que vem. Vamos ver ela configurando ideias para sair da crise, se relacionar com o cliente e encontrar melhores maneiras de atrair e vender. 

Especialmente em um ambiente tão inflado e com concorrência acirrada como o varejo online, vamos precisar da ajuda de especialistas. São eles que identificam as tendências e mudanças que veremos em 2021, para crescer no cenário e ter um ótimo pós-crise. 

Quer conhecer as principais tendências para o varejo digital em 2021? Acompanhe mais um guia da Envox:

Compras, compras e mais compras

A pedido da Google, o instituto de pesquisa Forrester Research coletou diversas informações e estatísticas do ecommerce mundial para realizar algumas projeções promissoras. Os dados são de 2016, mas propunham mudanças e muito crescimento até o ano de 2021, que está cada dia mais próximo. 

A primeira delas era a do aumento expressivo no número de pessoas realizando sua primeira compra pela internet, subindo o número de consumidores online. Em 2020, alavancado pelas limitações que tivemos durante a pandemia do Coronavírus, o varejo online deu um passo além, com um faturamento 47% maior em relação aos últimos 12 meses, conforme dados da Ebit/Nielsen.

Mobile? As pessoas estão comprando!

Houve um aumento do número de pessoas com celulares com acesso à internet, enquanto muitas pessoas passaram a deixar de lado os computadores e notebooks, por conta da conveniência muito maior do aparelho. 

Em razão dessa mudança, a pesquisa promovida pela gigante das pesquisas também levava em conta as compras no ambiente mobile, o que precisa ser pensado pelos empreendedores ao criar sites responsivos e otimizados para os dispositivos móveis até 2021.

Multicanal ainda é uma das tendências

Ainda segundo o Google, até 2021, veríamos um cada vez mais os consumidores envolvidos em todos os canais da marca, como aplicativo, site e loja física. Além disso, ainda podemos adicionar as redes sociais como mais uma forma de complementar as compras dos e-shoppers. 

O estudo descobriu que os brasileiros mais envolvidos com mais de um canal da marca, gastam 40% a mais do que aqueles que acessam apenas um. Investir na expansão da presença digital da marca continua importante. 

Alexa, comprar!

Agora fugindo um pouco da pesquisa do Forrester Research, encontramos outras tendências especialmente categorizadas para começar a aparecer no próximo ano. O Voice Commerce é uma delas. Apesar de ainda não estar disponível aqui no Brasil, foi possível perceber um crescimento nos EUA das compras por meio dos assistentes virtuais, como a Alexa da Amazon e o Home, da Google.  

Para ficar ainda mais prático, os usuários realizam todo o processo por meio da voz, explicando e utilizando o canal da IA para fechar uma compra. Muito em breve, poderemos ver essa funcionalidade por aqui também. 

Redes sociais e compras: um casamento de sucesso

Recentemente, conferimos a nova roupagem do Instagram, que além de ter adicionado uma seção com vídeos curtos, os Reels, para competir com o TikTok, promoveu também uma loja exclusiva. 

Outra mudança é o Shoppable TV. Ele chegará ao mercado americano com a possibilidade dos consumidores verem algo como uma peça de roupa, por exemplo assistindo TV, e recebem um QR Code que leva diretamente para a página do produto. 

O Shoppable e o Social shop são duas tendências que vão chegar ainda mais fortes no próximo ano, quando mais empresas se derem conta da oportunidade criada para as marcas venderem seus produtos online.

Lavou, tá novo

O Re-commerce é mais uma tendência em crescimento que veremos ainda mais poderosa no próximo ano. Ela é responsável por vermos um aumento significativo da venda de produtos usados na internet. 

Outros dados, como o aumento da preocupação com a sustentabilidade e o consumismo desenfreado, além da crise econômica vivida por boa parcela da população são informações que dão mais respaldo para que o re-commerce alavanque de vez.

Personalizado é sempre melhor

A customização já é uma realidade para muitos ecommerces do varejo. Isso porque, em meio a uma concorrência disputada e a necessidade cada vez maior de se reinventar, as empresas tem promovido várias possibilidades para seus consumidores. 

Escolher a cor, o formato, o desenho e tantos outros detalhes são personalizações que tem ganhado espaço no varejo digital. E podem vir ainda mais fortes no próximo ano, alavancadas pela popularização da realidade aumentada e das impressoras 3D, por exemplo.

Pagamento ultra rápido

Pagamentos instântaneos em países espalhados pelo mundo, como China e Índia, por exemplo, não são mais uma novidade. Porém, é uma tendência que vai alcançar o Brasil, principalmente por conta do novo programa promovido pelo Banco Central, o PIX, que permite transações sem custos, 24 horas por dia para qualquer pessoa. 

A chegada do benefício também terá impacto no varejo, melhorando processos, diminuindo custos e alavancando negócios por meio da chegada de diversos consumidores desbancarizados. Fique de olho em 2021!

Um mercado em constante crescimento. Quais vão ser as próximas tendências?

Lembra do levantamento a pedido da gigante das buscas? Ela nos lembrava que o varejo online só tinha a crescer. A maior confiança do consumidor, a ascensão de marketplaces e mais consumidores ativos eram alguns dos motivos para acreditar nisso. 

Porém, a pesquisa não previa um ano tão atípico como 2020, que mesmo com diversas dificuldades, foi suficiente para fortalecer o universo dos ecommerces e criar ainda mais oportunidades de alavancar os negócios.

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Fique de olho nas tendências e conte com a Envox para uma presença online de sucesso.

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