Um levantamento feito na metade de 2018 apontou que o Instagram superou a marca de 1 bilhão de usuários ativos. A plataforma recebe atualizações recorrentes e a mais relevante foi a recente criação do IGTV, plataforma de vídeos da rede social. Será essa uma das tendências do Instagram para 2019?
A resposta é: ainda não!
A adaptação dos usuários com a nova ferramenta não contribuiu para que ela fosse popularizada. Porém, a empresa vem criando iniciativas para tentar emplacar o IGTV como um sucesso. Podemos citar, por exemplo, a recente atualização que passou a inserir prévias dos vídeos da plataforma no feed do Instagram.
Ou seja, agora os previews de vídeos do IGTV publicados por pessoas que você segue aparecem na linha do tempo, contribuindo para a visibilidade do conteúdo. É interessante, principalmente para empresas interessadas no investimento em marketing digital, ficar de olho no crescimento da ferramenta. Além desse “toque”, temos outras dicas de potenciais tendências o Instagram para 2019. Confira:
Botões de ação
A facilitação do caminho do usuário é cada vez mais importante. Os botões de ação cumprem bem esse papel. Para empresas, é fundamental que eles sejam bem configurados no perfil para que o contato de seus potenciais clientes seja facilitado.
Para adicionar um botão de ação, basta clicar em “editar perfil” e depois “opções de contato”. Confira se os dados estão corretamente configurados e confirme a atualização. É possível também inserir botões para “reservar”, “obter ingressos” e “iniciar pedido” em plataformas específicas. Para conferir todas elas, basta clicar em “adicionar um botão de ação”.
Investimento em anúncios
Com o crescimento exponencial do Instagram, fica cada vez mais válido investir em anúncios para a plataforma. Sejam ads para o feed ou stories, empresas devem criar um planejamento estratégico para a criação de campanhas para a rede social.
Porém, simplesmente promover um post não é suficiente. É necessário, cada vez mais, pensar com estratégia. Podemos citar como uma das tendências do Instagram para 2019 a necessidade de um planejamento aprofundado.
Para isso, você deve fazer um estudo aprofundado do seu público. Só então será possível perceber os resultados da criação de anúncios.
Marcando produtos nas fotos
Falamos anteriormente que uma das tendências do Instagram é a facilitação do caminho do usuário. Uma funcionalidade interessante e que tem potencial de trazer bons resultados é a marcação de produtos em suas fotos.
Com essa funcionalidade, você facilita o acesso do consumidor, dando novas possibilidades a ele. Isso é extremamente importante para a experiência do usuário e pode trazer resultados muito bons.
Para ativar a função, é preciso que o seu perfil esteja configurado como conta comercial. Além disso, é necessário ter uma página do Facebook vinculada com o perfil do Instagram e que seus produtos estejam de acordo com as políticas de comércio e produto do Facebook.
Depois disso, ative a função “loja” na sua página. Quando houver a confirmação aparecerá, nos ajustes do seu perfil do Instagram, a opção “compras”. Fazendo uma ativação simples, os seus produtos estarão disponíveis para serem marcados.
Dificuldades com o Instagram?
Achou interessantes as tendências do Instagram citadas no artigo, mas tem dificuldade para aplicá-las? Fale com a Talita, nossa especialista em Marketing Digital: