5 sinais de que a sua empresa precisa estruturar um plano de marketing digital

Com expectativas de maior expansão da economia para 2019, o comportamento do consumidor tende a se sentir mais confortável. Isso traz inúmeras possibilidades para empresas dos mais variados nichos de finalmente se recuperarem dos estragos causados pela crise. Será esse o momento ideal para criar um plano de marketing digital?

Muitas vezes, o empreendedor pode ficar com um pé atrás por não saber se essa estratégia funcionaria para a empresa. Existe também outra dúvida muito recorrente:

“Quais são as estratégias de marketing digital ideais para o meu negócio”

Se você já parou para se perguntar sobre isso, confira o checklist que fizemos para te dar um norte:

Pensando nessa dúvida, fica o “por que minha empresa precisa de marketing digital?”

Então confira neste post, cinco itens que normalmente respondem a essa pergunta:

1 – “Minha concorrência me deixou para trás”

Essa é uma das questões que primeiro vem à tona. Nesse caso, a concorrência vira uma referência. O Instagram da empresa X ou o blog da empresa Y geram um engajamento que você gostaria de ter com o seu público.

Nesse caso, um plano de marketing é ideal para que a sua empresa conquiste esse objetivo e ganhe espaço no ambiente digital.

2 – “As vendas nunca estiveram tão ruins”

Algumas empresas renovam o quadro de vendedores diversas vezes antes de saber que o problema está na estratégia. O perfil do consumidor já não é mais o mesmo, portanto, por que a abordagem seria?

A prospecção ativa gera gastos elevados e desperdiça o tempo da sua equipe de vendedores. Então, por que não usar um plano de marketing para que o seu cliente chegue até você? Pode parecer bom demais para ser verdade, mas essa estratégia existe e é chamada de “Inbound Sales”.

3 – “Minha empresa não aparece no Google”

A internet oferece uma infinidade de informações sobre o seu segmento e o consumidor hoje em dia é muito mais consultivo. Muito mais do que saber valores, ele quer saber tudo sobre o produto ou serviço antes de comprar ou contratar. Já pensou se, durante uma dessas pesquisas, ele encontra um material produzido pela sua empresa?

Isso é possível com a estratégia de Marketing de Conteúdo. Além de ampliar a visibilidade do empreendimento online, ela ainda cria um relacionamento de confiança entre a empresa e o seu público-alvo.

Saiba mais sobre o Marketing de Conteúdo

4 – “O Retorno do Investimento não é claro para mim”

Pode ser que, quando surgiu a febre da criação de sites para empresas, você tenha tido a iniciativa de acompanhar a tendência. Porém, ele não traz resultados ou ele não seja analisado.

Esse estudo que determina o Retorno Sobre Investimento (ROI) é fundamental, pois, do contrário, fica a sensação de que o gasto com alguma iniciativa é inútil. Com um plano de marketing estruturado, as métricas são sempre usadas como base para a análise da viabilidade de campanhas e ações e melhoria contínua dos resultados.

5 – “A taxa de retenção de clientes é baixíssima”

Mais importante do que conquistar clientes, é mantê-los. Para isso, mais do que nunca, é necessário atendimento personalizado e canais de atendimento de fácil acesso para que todas as dúvidas e reclamações do consumidor sejam respondidas o mais rápido possível.

O mercado muda muito rápido e, para empresas que apresentam pelo menos um desses sinais, é necessária a estruturação de um plano de marketing. Quer saber mais como isso é possível? Então temos um kit feito sob medida para você. Ele é ideal para o empreendedor que reconhece essas falhas de processo e pretende melhorá-los:

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