Você já deve ter escutado que planejamento e organização são a alma do negócio ou ouviu algo parecido. A partir deles, a sua marca terá maiores resultados a longo prazo.
Nesse artigo, vamos falar sobre o planejamento estratégico e como ele está totalmente vinculado ao sucesso de vendas do seu negócio. Vamos lá?
O que é planejamento estratégico?
Em nosso dia a dia, na maioria das vezes, seguimos planos já estabelecidos no mês, na semana ou no dia. Querendo ou não, a rotina é algo crucial para um bom desempenho em nosso trabalho e estudos.
O foco que iremos trabalhar aqui é nas empresas, mas pode ser utilizado em diversas áreas da vida.
Quem é empresário pode viver uma turbulência de tarefas urgentes e, sem a organização dessas, o seu negócio pode ficar sem rumo e perder lucro.
Por isso, o planejamento estratégico surge com o intuito de te auxiliar a chegar em algum lugar por meio de objetivos, metas, valores, missão, plano de ação, entre outros.
Em suma, esse planejamento é um processo de criação e execução de uma estratégia que visa atingir metas dentro da organização, da definição de metas até a tomada de decisão.
Agora, vamos conferir o passo a passo para chegar o sucesso.
Etapa 1
Para o começo de qualquer negócio, é preciso desenhar a identidade da empresa que será a base para as metas e os objetivos posteriormente. Estabelecendo o porquê de a empresa existir, onde ela quer chegar, como alcançar e quem irá participar do processo.
Também, será nessa etapa que você vai determinar quais são os valores (comportamentos/atitudes praticados), a missão (propósito e diferenciais) e a visão (sonho da organização a longo prazo) que o negócio terá.
Algumas ferramentas podem ser úteis no mapeamento do cenário, como:
- Análise SWOT;
- Curva de Valor;
- 5 Forças de Porter;
- Matriz de Ansoff.
Aliás, uma dica importante é desenvolver todo o processo, desde o início, em conjunto com os membros da equipe interna. Escutar quais as melhorias que precisam ser feitas, garantir uma boa qualidade de trabalho, ouvir sugestões e conselhos que irão apoiar as etapas futuras. Caso a sua empresa tenha muitos colaboradores, a sugestão é fazer reuniões com os líderes dos segmentos que representarão os demais.
Etapa 2
Hora de elaborar os objetivos, metas e indicadores. Os objetivos se dividem em geral ou estratégicos e objetivos específicos ou táticos. Nesse segundo, você terá que traçar planos de ação e estipular metas que serão concluídas no decorrer do tempo.
Para facilitar, estude sobre a ferramenta chamada Metas SMART baseadas em cinco conceitos:
- Specific (específico);
- Mensurable (mensurável);
- Attainable (atingível);
- Relevant (relevante);
- Time-bound (tangível);
Finalizada essa parte, chegou o momento do dashboard ou painel de indicadores, onde você irá medir os resultados da sua empresa e determinar a situação atual e a desejada.
Etapa 3
Lembra que recomendamos na Etapa 1 sobre levar em consideração todos os colaboradores da empresa e incluir eles no processo de planejamento estratégico?
Então, essa etapa será de apresentação para a equipe para alinhamentos internos. Marque uma reunião e prepare os slides com todas as informações obtidas até aqui. Afinal, eles participam diariamente e merecem saber para onde a marca está caminhando.
Etapa 4
Finalmente, vamos colocar a mão na massa e executar o planejamento estratégico. Primeiro, pense nessa sequência:
- Defina a ação;
- Selecione a equipe responsável;
- Determine o prazo de conclusão;
- Separe um espaço para o status de desenvolvimento.
Para isso, indicamos usar a metodologia 5W2H e responder as perguntas simples a respeito da sua estratégia e ação, como: o que, porque, como, quem, quando e onde.
Para um bom planejamento estratégico, leve em consideração os equipamentos e os recursos, como softwares, marketing (por exemplo o Inbound Marketing) e gestão.
Lembre-se de revisar o conteúdo por inteiro, seja mensalmente ou quinzenalmente, pois nós sabemos que nem tudo sai como planejado e que podemos encontrar obstáculos no caminho.
Planejamento e vendas: qual a relação?
Depois de explicar o passo a passo, iremos responder a pergunta: Como o planejamento estratégico está vinculado ao sucesso de vendas?
A intenção de tanto empenho por trás do planejamento estratégico está no impulsionamento da empresa por meio de um plano para alcançar um objetivo.
A partir da delimitação dos planos, fica muito mais fácil saber o que a sua empresa vai precisar fazer, quais os meios, alternativas e quem irá participar.
Dessa forma, com uma organização estabelecida, as chances de vendas podem aumentar, visto que seu negócio vai saber o que fazer e como chamar atenção dos consumidores para seu produto ou serviço.
Em suma, tudo depende de analisar a situação e tirar proveito disso ao máximo. O que nos diz?
Chame a Envox. Nós queremos que você cresça e evolua conosco!