Pinterest para empresas: dê um pin na sua estratégia.

Quais são as primeiras redes sociais nas quais você pensa quando falamos em criar conteúdo e divulgar sua marca? Facebook, Instagram, certo? E se te contássemos que existe mais uma, ainda pouco explorada por empresas, que é capaz de alavancar a visibilidade e as vendas? O Pinterest cresceu como uma excelente aposta para mundo dos negócios.

O mural virtual do Pinterest

O Pinterest nasceu em 2012 com a proposta de servir como um “mural virtual” para fotos e ideias. Por isso, seu nome: pin (alfinete) e interest (interesse). O aplicativo é conhecido como fonte de inspiração para os mais diversos segmentos.

De acordo com uma pesquisa realizada pela We Are Social, o Pinterest aparece na 10ª posição das redes sociais mais usadas no Brasil e já ultrapassou o Instagram quando o assunto é influenciar consumidores na decisão de compra.

O aplicativo, que já conta com mais de 250 milhões de usuários e um público altamente engajado, pode ser extremamente eficiente para aumentar o tráfego de visitas à sites e blogs.  

Pinterest for Business

Para empresas que desejam usufruir das vantagens para o marketing digital oferecidas pelo Pinterest, o aplicativo disponibiliza uma versão para Business.

O Pinterest for Business ou Pinterest para Empresas já incorporou o slogan “A tomada de decisão começa aqui”, e não é para menos.

O aplicativo conta com milhares de usuários e é cenário de inúmeros cases de sucesso de marcas que resolveram investir na plataforma. Através dele é possível conquistar novos clientes, aumentar as vendas, trabalhar o posicionamento da sua marca e estreitar o relacionamento com o consumidor.

Mas como, enfim, o Pinterest para empresas funciona?

Os usuários do Pinterest navegam pelo aplicativo geralmente em busca de inspiração e ideias. A partir de uma palavra-chave, conceito ou marca, inúmeras fotos e imagens aparecem o feed.

As fotos favoritas podem ser salvas em pastas criadas pelo próprio usuário em seu perfil e também levar à sites, blogs, e-commerces e outras redes sociais através de links.

Esse atalho para outras plataformas digitais dá enorme vantagem competitiva às empresas e pode ser um diferencial para a divulgação da marca e conquista de novos clientes.

Essas facilidades dadas aos usuários impactam diretamente em sua decisão de compra, mais uma das vantagens de usar o Pinterest para empresas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Javelin Strategy & Research, 12% dos usuários de redes sociais compraram através de links. 

Otimização de palavras-chave

Justamente por ser uma rede relevante, realizar a otimização de palavras-chave em seus pins faz com que a publicação seja mais facilmente encontrada em pesquisas do Google. A descrição, portanto, deve descrever claramente o que a imagem representa.

Esta otimização é muito útil também para o ranking interno do Pinterest. Isso porque a mídia social serve também, como uma lista de desejos. O uso de palavras-chave, nesse sentido, pode fazer com que a sua empresa seja mais facilmente encontrada também dentro da plataforma. Vamos supor que você busque a palavra-chave “camiseta feminina”:

Pinterest para empresas
Pinterest para empresas

Surgirão vários resultados, mas, se analisarmos o primeiro deles, percebemos que o pin é do site Enjoei, marketplace no qual os usuários vendem, principalmente, roupas e acessórios usados.

Pinterest para empresas

Na publicação, podemos perceber uma boa otimização de palavras-chave. Aqui, o usuário poderia ter encontrado a mesma camiseta se tivesse buscado pelo termo “camiseta feminina Harry Potter”, por exemplo.

Pinterest para empresas
Pinterest para empresas

A já citada descrição coerente do seu pin, como você pode ver, pode gerar maior visibilidade. Além disso, outra dica é o uso de hashtags em seus pins. Elas ajudam a aumentar o alcance e cliques dos seus posts. Utilize palavras que descrevam bem a imagem e não exagere na quantidade (5 em cada pin é o número ideal).

Quer mais motivos para usar o Pinterest? Olha só esses cases de sucesso que separamos para você:

Blog Best Friends for Frosting

Blog Bird Eye

Confira também, outras dicas estratégicas para as mídias sociais da sua empresa:

3 motivos para a sua empresa investir no Instagram

Facebook Business: conheça as vantagens dessa ferramenta de negócios

Marcadores:

Você quer
vender mais?

Nosso motivo de existir é impactar as vendas dos clientes com nossos serviços e estratégias de marketing e vendas. 🚀

Pesquisar

Postagens populares

Postagens recentes

Mesa de trabalho com laptop exibindo painel de anúncios digitais, gráficos coloridos e dados de campanhas de tráfego pago.
Descubra 7 estratégias de tráfego pago em Curitiba para aumentar suas vendas com segmentação e...
Profissional de marketing digital analisando gráficos de redes sociais em computador com vista para Curitiba ao fundo
Descubra como personalizar estratégias de social media e usar tráfego pago para aumentar engajamento e...

Receba o melhor conteúdo
de marketing em seu e-mail

Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo