O Instagram é a rede social em maior expansão no país, não apenas em número de usuários, mas também em engajamento. Entretanto, ainda são poucos os empreendedores que decidem investir no Instagram para alavancar os seus negócios
Segundo pesquisas realizadas pela RD Station, o Brasil está entre os 5 países que mais utilizam o Instagram. O aplicativo, que tem como principal foco a divulgação de fotos e vídeos, conta com 300 milhões de usuários, aproximadamente.
Outra pesquisa, publicada em janeiro de 2015 pelo Pew Research Center, constatou que o Instagram superou o Twitter em popularidade entre os adultos dos Estados Unidos em 2014, e que seu número de usuários cresce exponencialmente. Além disso, o aplicativo já ganha em preferência sobre o Facebook.
As 60 milhões de postagens diárias revelam a febre que o Instagram se tornou entre diferentes públicos e, principalmente, entre marcas e influenciadores digitais. Para as empresas, o IG pode representar a chave do sucesso para a interação com seus públicos e uma poderosa oportunidade para a consolidação de sua marca.
Entre os principais benefícios do uso do Instagram para empresas, podemos destacar:
Aproximação entre cliente e empresa
O Instagram conta com uma série de ferramentas que permitem a otimização do relacionamento entre empresas e público. A possibilidade de criar stories, utilizar hashtags e uma linguagem mais informal aumenta as chances de alcance e engajamento.
Leia também: Tendências do Instagram para acompanhar em 2019
Reforço da marca
Já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica? A identidade visual é como o cartão de visitas da sua empresa. Ela é responsável por trazer a lembrança de sua marca à mente do consumidor. No Instagram, a identidade visual da sua empresa pode ser constantemente reforçada pelo feed do aplicativo.
Se a sua empresa ainda não possui uma identidade visual estabelecida, o uso do aplicativo também é uma boa pedida para desenvolver este aspecto. Lá você tem a oportunidade de trabalhar cores, disposições das fotos e filtros. Além disso, consegue posicionar sua marca através de hashtags e conteúdos personalizados.
Vendas online
De acordo com uma pesquisa realizada pela Locowise (ferramenta de medição de desempenho social para agências), 75% dos usuários do Instagram já fizeram uma ação, como visitar um site, a partir de um anúncio ou publicação.
Por isso, criar canais de vendas pelo Instagram ou associá-los ao aplicativo por meio de links é excelente para as vender serviços ou produtos.
Baixe nosso Ebook: Estratégias para alavancar o Instagram do seu negócio
Crie uma conta comercial e comece a investir no Instagram para o seu negócio:
- Acesse sua conta.
- Toque na guia “Perfil”, na tela inicial do aplicativo
- Clique na engrenagem para acessar as opções da conta.
- Toque em “Mudar para o perfil comercial”
- Na tela “Instagram para Empresas”, toque em “Entrar com o Facebook”.
- Depois disso, confirme as opções do Facebook tocando no botão “Ok”
- Na tela “Conecte sua Página do Facebook”, você verá todas as páginas do Facebook das quais você é administrador no momento. Selecione a página da qual você gostaria de associar o seu perfil comercial do Instagram e clique em “Avançar”
- Em “Configure seu Perfil Comercial”, informe ou remova as informações que devem ser exibidas e, por fim, clique em “Concluir”.
Pronto! A conta a sua empresa já está vinculada ao Instagram! Caso tenha dificuldades ou deseja expandir seu negócio para o ambiente digital, podemos te ajudar também.
Tem interesse? Então, entre em contato com a Talita, nossa consultora em Marketing Digital, e saiba mais sobre os benefícios de investir no Instagram: