As mídias sociais deixam os empreendedores pensativos. Muitos publicam conteúdo online, mas não enxergam retorno nos negócios. O resultado é a descrença no potencial das redes – e até no Marketing Digital. Entretanto, por que alguns negócios conquistam resultados tão bons, enquanto outros mal conseguem uma curtida?
Se você se identificou, é porque está na hora de reformular tudo. Ou seja, precisa repensar as suas estratégias de Marketing Digital.
Mas você REALMENTE sabe o que são as mídias sociais?
Do latim, “mídia” vem de media. As traduções mais comuns para a palavra são meio, canal, lugar. Portanto, as mídias sociais são os espaços em que as pessoas interagem. Hoje em dia, mais ainda, porque fazem parte do cotidiano de (quase) todos.
Nesses canais, as empresas também têm a possibilidade se relacionar com indivíduos, além de:
- compartilhar conteúdos que sejam interessantes,
- tirar dúvidas de potenciais clientes,
- falar mais sobre seus produtos, serviços, missões e valores.
Ou seja, são lugares que ajudam as marcas, afinal, permitem que se conectem ao público. É um prato cheio para as ações de Marketing Digital. Mas, o trabalho deve ser desenvolvido de forma planejada.
Lembre-se: as mídias sociais são apenas um instrumento. Os resultados são definidos através de boas estratégias.
Qual é a sua estratégia de marketing digital nas mídias sociais?
A comunicação de um negócio precisa de estratégia. Do grego, a palavra tem raízes ligadas à guerra. Mas, hoje, representa o conjunto de ações realizadas com um determinado objetivo.
As empresas frequentemente criam um perfil nas mídias sociais apenas porque o concorrente tem. Mas, não refletem sobre o porquê. Isso é um erro. Outro é impulsionar conteúdo sem um plano claro, acreditando que basta pagar para ter resultados.
Fazer algo apenas porque os outros fazem só te leva a ser mais um no mercado.
Pense na clássica frase que as mães dizem aos filhos: “você não é todo mundo”. O seu negócio também não é. Reflita sobre o que a sua marca entrega ao público (ou seja, o seu produto ou serviço). Pense em como se comporta nos canais de comunicação.
Busque o seu diferencial para ser valorizado. Vale para tudo.
A receita do bolo existe (?)
As “fórmulas mágicas” são outro tópico importante. Desconfie, porque cada negócio é único. Há uma série de peculiaridades que fazem toda a diferença na forma de se comunicar.
O seu produto é até parecido com o de uma marca, mas o perfil do público é diferente em muitos casos. Alguns fatores interferem na abordagem. Exemplos:
- Cultura,
- Localização,
- Faixa etária,
- Condições de logística da marca,
- Capacidade de atendimento da empresa.
De qualquer modo, há algumas metodologias mais consolidadas no mercado que ajudam a trazer resultados. Entre elas, estão o:
Considere-as quando for planejar a presença da sua marca na internet. Na hora de escolher as melhores ações para o seu caso, conte com o apoio de uma agência de Marketing Digital, pois esse tipo de empresa conta com profissionais mais experientes na área.
Mas as mídias sociais ainda são relevantes para o Marketing Digital?
A relevância das mídias sociais para o Marketing Digital depende da estratégia e da metodologia que você escolher.
No Inbound Marketing, por exemplo, é muito comum que as redes sejam utilizadas no Topo do Funil. O intuito, nesse caso, é o de a atrair as pessoas por meio de um conteúdo interessante, sem tentar vender um produto ou serviço diretamente.
Por isso, mesmo que o seu conteúdo esteja bem alinhado à comunicação da empresa, o resultado em conversões raramente é visível. Afinal, são apenas um pedaço do processo. Para enxergar a eficácia, é preciso avaliar o todo.
Mas há estratégias que não necessitam tanto das mídias sociais. Como foi mencionado antes, são apenas canais de comunicação e há várias possibilidades dentro do Marketing Digital.
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