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5 coisas que as empresas DEVEM fazer nas mídias sociais

  • 10 de julho de 2018

Hoje em dia, fazer marketing nas mídias sociais é uma tendência. É muito difícil ouvir alguém dizendo que não tem uma conta em alguma mídia social ou, pelo menos, não sabe o que é uma. Além disso, para as empresas, são ferramentas que contêm um grande pote de ouro: o público-alvo e potenciais clientes dos serviços/produtos que a companhia oferece.

Como complementação do post anterior, 7 Erros mais comuns cometidos por empresas em mídias sociais e para você prosperar na sua estratégia de marketing nas mídias sociais, separamos 5 coisas que as empresas devem fazer no marketing nas mídias sociais como o LinkedIn, Facebook, Instagram, Twitter, entre outras:

1. Falar de assuntos que interessem ao público-alvo

Para atrair os consumidores, é necessário produzir conteúdo que seja de interesse dos mesmos. Não adianta focar apenas na parte institucional da sua empresa, pois além de tornar-se repetitivo, é difícil chamar atenção do seu público-alvo com esse discurso sempre.

Intercale as postagens institucionais com conteúdo que atrai mais o seu público-alvo. Se você tem um salão de beleza, por exemplo, poste curiosidades e dicas para cuidar dos cabelos, cortes e colorações da moda, antes e depois de suas clientes, entre outros. É uma ótima estratégia de marketing nas mídias sociais e quem se interessa em cuidar dos cabelos com certeza vai parar para ler!

2. Postar na quantidade certa

Esse é um erro bem comum nas mídias sociais de empresas. Quando não há um planejamento de marketing e gerenciamento de mídias sociais adequado, as marcas acabam ficando com poucos ou muitos posts.

Muitos posts podem incomodar os seguidores da sua página, fazendo-os com que deixem de segui-la. Além disso, postar com alta frequência em um dia acaba reduzindo o alcance e engajamento das suas postagens! Já sobre postar pouco, acaba acontecendo quando a empresa não tem um setor ou agência responsável para cuidar do Marketing Digital. A frequência baixa de postagens torna sua conta desatualizada, sem alcance e, por consequência, com poucos resultados.

3. Responder todos os clientes

Sabe quando dizem que os clientes vêm sempre em primeiro lugar? Esse é o caso nas mídias sociais. Deixar de responder comentários, mensagens, avaliações e afins é gravíssimo, pois deixa o cliente frustrado e com uma impressão negativa da sua marca. Além disso, mesmo que seja uma mensagem simples, é muito importante dar algum feedback para fazê-lo sentir-se importante e lembrado por sua empresa.

A demora para responder também pode ser um problema para suas vendas. Se o cliente solicita um orçamento segunda e você só o responde na quarta, é possível que ele já tenha comprado de outra marca.

4. Usar as avaliações negativas a seu favor

Ao contrário do que muita gente pensa, comentários e avaliações negativas podem ser bons para a imagem de uma empresa.

As empresas que lidam bem com essas situações ganham mais credibilidade. Quando o problema do cliente é atendido, ele tende a ficar satisfeito com a empresa e voltar a consumir. Enquanto isso, quem ver essa resolução positiva vai enxergar a sua marca positivamente.

Apenas apagar algo que seja negativo para a sua empresa nas mídias sociais pode ser ainda pior. Se o consumidor em questão ver que foi deletado, pode continuar postando mais e mais. Além disso, se outros verem, vai ficar feio para a imagem da marca.

5. Ter conteúdo rico

Como citamos anteriormente, conteúdo é essencial para atrair e manter seu público-alvo. Se você postar apenas coisas superficiais, seu consumidor logo ficará desinteressado em sua marca e deixará de segui-la.

Invista em promoções, datas comemorativas, curiosidades, enquetes, divulgação de produtos, notícias, piadas – mas cuide com a frequência e o teor delas – , dicas, entre outros. Não se limite a postar apenas uma coisa e dispense postagens muito rasas (por exemplo: postagens para dar “bom dia”).

Conclusão

Lembre-se: não estamos falando verdades absolutas neste post. É importante considerar que cada caso é um e cada estratégia tem suas próprias características.

Mas no final de tudo, gerenciar as mídias sociais de uma empresa pode ser um desafio, não é mesmo? Deixe a divulgação digital da sua marca nas mãos de quem entende do assunto! Aqui na ENVOX Marketing Digital podemos lhe auxiliar a alavancar resultados e gerenciar suas mídias sociais. Entre em contato conosco e conheça tudo que podemos lhe oferecer!


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