Marketing Digital para pequenas empresas: vale a pena investir?

Uma pesquisa realizada pelo IBGE mostrou que, em Novembro de 2017, mais de 63% dos domicílios brasileiros tinham acesso à internet e em 94,8% deles haviam celulares sendo usados para se conectar à rede. Diante de um dado tão importante, é quase impossível que os empresários ainda achem viável manter-se longe da rede. Se tem um lugar onde seu público-alvo está, com certeza é na internet. Mas diante de tantas outras empresas e concorrentes, qual melhor estratégia para se destacar? O Marketing Digital é uma das mais conhecidas e utilizadas atualmente.

O que exatamente o Marketing Digital faz?

O Marketing Digital nada mais é que um conjunto de estratégias que, quando praticadas corretamente, dão resultados incríveis e totalmente mensuráveis para as empresas.

Podemos incluir dentro do Marketing Digital a criação de site e lojas virtuais, gestão de mídias sociais, Inbound Marketing, SEO, e-mail marketing e anúncios na Internet. Dentro de cada uma dessas ações há técnicas que são aplicadas por profissionais da área de Comunicação e Marketing para gerar leads e vendas, dar relevância à sua marca e trazer mais clientes para seu negócio.

E o que o Marketing Digital pode fazer pela minha pequena empresa?

Como citado anteriormente, o Marketing Digital pode trazer muitos benefícios às empresas que ainda não estão em ascensão, assim como já está presente nas grandes empresas. Vamos listar alguns dos mais relevantes para pequenas empresas:

  • Torna seu negócio mais conhecido: as pessoas vão pesquisar e encontrar sua empresa com facilidade na Internet. Seja no Google, Facebook, Instagram ou LinkedIn, sua marca terá sempre relevância nas buscas de possíveis clientes.
  • Coloca seus produtos e serviços em destaque: através da aplicação de técnicas de SEO em seu site, produção de conteúdo para blog e mídias sociais e anúncios na Internet, seus produtos e serviços começarão a ser vistos por mais pessoas.
  • Gera leads qualificados: o Marketing Digital tem como um de seus principais objetivos a geração de leads. O Inbound Marketing será utilizado para que, além de ser visto, você também capture leads e qualifique-os para a compra.
  • Gera vendas: após capturar um lead, ele será nutrido constantemente para qualificá-lo de acordo com seu estágio de compra. Além disso, ele também será incentivado a fechar negócio e sua equipe de vendas poderá contatá-lo se desejar.
  • Possibilita análise de resultados: os resultados podem ser mensurados e analisados de forma muito visível, fazendo com que seja fácil entender o que mais agrada seu possível cliente, possibilitando que a execução dos métodos seja feita de forma mais certeira e que não haja gasto de verba sem retorno.
  • Gera um ROI satisfatório: ROI significa retorno sobre investimento. É uma métrica utilizada para comparar o que foi investido nas campanhas de mídia com o que foi obtido de lucro. Com um bom trabalho de Marketing Digital, com certeza você terá um ótimo ROI.

Afinal, vale a pena investir?

Considerando todas as informações que citamos neste post, investir no Marketing Digital vale muito a pena para as pequenas empresas. Para as grandes, vale tanto quanto, afinal é necessário dar continuidade online aos trabalhos que já dão certo off-line. Considerando que nenhuma instituição consegue fugir do mundo online mais, o Marketing Digital é a estratégia mais certeira e com melhor custo-benefício para destacar sua marca.

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