O avanço da tecnologia proporcionou grandes realizações com apenas um clique de distância de forma segura. Por volta dos anos 2000, o Marketing Digital surgiu como um facilitador de canais de interações entre empresa e cliente.
Sabemos que muitas empresas e marcas ainda têm receios e dúvidas quanto a investir ou não no Marketing Digital. Porém, é preciso entender que o mundo está constantemente mudando e evoluindo, principalmente na área de comunicação.
Pensando nisso, separamos os possíveis rendimentos que o Marketing Digital pode trazer para a sua marca e como atingir o seu propósito.
O que é Marketing Digital?
Resumidamente, Marketing Digital é o conjunto de estratégias do marketing tradicional aplicadas no ambiente digital, como redes sociais, e-mail marketing e sites. Nesse mundo, os principais pilares que sua marca pode apresentar é a paixão, o propósito e o marketing.
A nova era do marketing, chamada de Marketing de Propósito, significa que a empresa irá estabelecer estratégias para atingir seus os objetivos e os valores, com o intuito de criar uma conexão forte com os clientes.
O foco principal dessa área é aproximar as empresas do seu público-alvo de maneira personalizada e direta, proporcionando um maior número de vendas para a marca.
As empresas que buscam essas informações a respeito das vantagens e desvantagens do Marketing Digital são de diferentes tamanhos e necessidades. O melhor de tudo isso, é que essa área consegue promover todos os tipos, e consequentemente, atrair mais clientes e mais vendas.
Os dados provam tudo no Marketing
Ocasionalmente, é difícil mensurar a quantidade de impacto no mundo que a tecnologia realizou. Visto isso, esses dados servem para exemplificar melhor do que estamos falando:
- No Brasil, há um total de 424 milhões de aparelhos móveis em uso;
- Uma pesquisa do Google em 2018, constatou que 51% dos usuários de smartphones descobriram novos produtos ou negócios enquanto faziam buscas na Internet;
- No total, são 4 bilhões de pessoas conectadas no mundo todo;
- Além disso, os e-commerce que investiram no Marketing de Conteúdo mostram nove vezes mais visitantes em suas redes sociais ou sites, do que aqueles que não adotam, segundo o E-commerce Trends em 2018;
- No mundo todo, encontramos 1,2 bilhão de sites de acordo com a Netcraft em 2020;
- O Brasil ficou em terceiro lugar no ranking da App Annie de 2020 dos países que gastam mais tempo em aparelhos móveis.
Obviamente, notamos a importância da tecnologia no século XXI, e para atingir o nosso propósito é preciso um estudo aprofundado em relação a todas as áreas do seu negócio.
O que eu ganho com o Marketing Digital?
Veja essa lista dos resultados mais comuns do Marketing Digital:
- Aumento das vendas, do lucro e do conhecimento da marca;
- Apresentar os diferenciais e os valores;
- Humanizar a marca;
- Poder de direcionar suas ações por demografia;
- Aumento de leads para buscar consumidores em potencial;
- Time alinhado e motivado com um propósito comum;
- Interação real e direta com o cliente.
O segredo de trabalhar com um propósito no marketing é ser autêntico, conversar com o público, mostrar preocupação com o que os seus clientes pensam e inspirar pessoas. Dessa forma, sua marca não venderá apenas produtos, mas sim conexões humanizadas.
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Empresa como referência no assunto
As marcas apaixonadas funcionam melhor no Marketing Digital. Isso acontece porque a sua empresa se torna uma autoridade e referência no segmento de atuação, a partir de conteúdos de qualidade e de interesse do seu público em redes sociais, e-mail marketing e automação.
Nessas ferramentas, uma estratégia muito utilizada é o marketing de conteúdo. Essa, por sua vez, é a produção e a criação de conteúdos voltados para as ferramentas nas mídias sociais de promoção ou divulgação de produtos e serviços.
No caso das redes sociais, outra estratégia muito utilizada são os anúncios pagos que aceleram o aumento da visibilidade da postagem. Além dessa, temos também os sorteios ou campanhas, lives, stories, Youtube, gestão de comunidade, design, SEO, entre outras.
Lembre-se que se o seu público-alvo está na Internet, então passou da hora de você estar também.
Usufruindo dessas ferramentas, a sua empresa não terá uma limitação geográfica. Visto que todos que tiverem contato com o seu conteúdo, terão a oportunidade de virar um cliente a qualquer momento.
Por fim, é sempre bom enfatizar a importância de estudar os dados da sua empresa para efetuar um planejamento de Marketing Digital excelente por meio do Inbound Marketing que trará resultados positivos. Abandone os concorrentes, evolua junto com o mundo.
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