Feed organizado no Instagram: vantagens x desvantagens

Quem gosta de navegar no Instagram deve ter reparado que uma das febres do momento é ter um feed organizado e bonito. Seja qual for a forma de organização (existem muitas: através de cores, filtros, efeitos e etc), várias pessoas estão aderindo às postagens combinadas para deixar seus perfis esteticamente agradáveis.

Com toda essa repercussão, a ENVOX decidiu realizar alguns testes em nosso perfil no Instagram e no de nossos clientes. Após algum tempo, nos perguntamos: será que realmente traz resultados? Quais são as vantagens de se manter dentro dessa tendência e quais são as desvantagens? É exatamente isso que queremos pontuar neste post!

Vantagens de manter o feed organizado

feed organizado

 Feed da @keunecuritiba, feito pela ENVOX

Um feed bonito e organizado pode atrair pessoas interessadas em lhe seguir ou marcas que querem fazer parceria por conta da sua estética e qualidade de suas fotos. É uma boa forma de estabelecer e seguir uma identidade visual para sua marca (ou para si mesmo) e fazer branding digital. Além disso, também pode funcionar como um portfólio em certas situações, chamando atenção por sua coesão e beleza. Então, resumindo:

  • Atrai mais seguidores;
  • Atrai parcerias de divulgação;
  • Estabelece uma identidade visual;
  • Faz um branding digital bacana;
  • Pode funcionar como portfólio para fotógrafos, influenciadores, arquitetos, designers, entre outros.

Mais algumas inspirações de feeds bonitos e organizados para quem se animou com a ideia:

feed organizado

Feed das meninas do @tudoorna

Inspiração feed organizado ENVOX

Feed do @quemdisseberenice

Desvantagens de manter o feed organizado

Manter uma estética agradável em seu perfil no Instagram costuma ser trabalhoso, pois é necessário seguir algumas regras em suas fotos para mantê-la, como, por exemplo: ângulo das fotos, cores, temas, estilos, formatos, entre outros; junto a isso, também acaba fazendo-se necessário ter um pouco de conhecimento em edição de imagens.

Outra situação complicada, principalmente para empresas, é não poder postar nada fora desse padrão, ou seja, se houver alguma urgência de compartilhar uma informação que não esteja dentro da sua estética, você só tem duas opções: ou não posta ou corta a sua organização. A demora que se passa planejando o feed também é um problema para quem precisa postar conteúdo sem perder o timing (como é o caso de notícias, cobertura de eventos, entre outros).

É importante também considerar que, postar muita informação de uma vez – coisa que muita gente faz para manter o feed em ordem – pode incomodar seus seguidores e fazer com que eles deixem de seguir sua conta. Além disso, muitos posts em um único dia alcançam menos pessoas.

Resumindo, ter um feed organizado e bonito:

  • É mais trabalhoso;
  • Exige um pouco de conhecimento em edição e tratamento de imagem;
  • Não permite a postagem de nada que esteja fora do padrão;
  • Demora para ser planejado;
  • Perde-se informações que precisam ser postadas de imediato;
  • Pode fazer você perder seguidores pela postagem excessiva;
  • Faz com que seus posts individuais alcancem menos usuários, se houver mais de uma postagem no mesmo dia.

E os resultados?

Para exemplificar o que a gente percebeu em nossos resultados, aqui estão os 3 últimos posts no Instagram da @envoxmarketingdigital:

feed organizado

Estes três posts foram ao ar no mesmo dia, com as mesmas hashtags inclusas. Enquanto o primeiro – que sai da estética que estávamos seguindo – foi postado mais para o fim da tarde, os dois últimos foram postados juntos.

Acreditamos que a baixa performance dos dois últimos posts se deve ao fato deles terem artes pouco comerciais, bastante engessadas à estética que estávamos tentando seguir e, principalmente, terem sido postados juntos. Já o primeiro, que não está dentro da estética, é uma foto um pouco mais factual; ela estava bem adequada à data da postagem (08 de março, Dia das Mulheres), além de ser uma imagem real, tirada dentro de nossa Agência. Tudo isso acaba fazendo com que o público se identifique e interaja mais.

Você pode entrar em algumas contas de pessoas e empresas que seguem o conceito de feed organizado e conferir por si mesmo: infelizmente, há vezes em que essa prática pode acabar baixando seus resultados e seu engajamento.

Conclusão

Ter um feed organizado e bonito é sonho de muita gente e aspiração de muitas agências de publicidade e marketing, mas infelizmente não é um caminho tão simples, muito menos um que garante ótimos resultados. Nós adoramos manter nossos posts com uma estética agradável, mas o fato é: não podemos nos agarrar a este conceito em sua totalidade, principalmente tratando-se de empresas e organizações que necessitam de postagens rápidas, conversões de clientes e resultados.

Preocupar-se com os resultados ou com a diversão que um feed bonito pode trazer ou não é muito mais importante do que preocupar-se com a estética em si. A taxa de engajamento, frequência das postagens, hashtags, variedade de conteúdo e horários adequados para postar são pontos que devem ser levados com maior consideração do que simplesmente a beleza.

E aí, qual sua opinião? Acha que vale a pena ou que existe alguma forma mais fácil de otimizar esse processo? Deixe um comentário! Ah, siga a ENVOX no Instagram: @agenciaenvox e entre em contato com a nossa equipe para um projeto digital otimizado para seu Instagram 😉


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