SDR, BDR SalesOps, Farmer, Closer, Hunter, porque você precisa deles

Vender tem se tornado um desafio cada vez maior. Os clientes estão ainda mais exigentes e, como consequência, as vendas podem diminuir. Mesmo com todos os esforços, fazer seus leads se tornarem oportunidade efetivas e fechar novos negócios está se tornando uma missão quase impossível. 

Isso significa que as empresas precisam se empenhar mais e sempre inovar nas suas técnicas de vendas, e sabemos que o fator principal para o fechamento de novas oportunidades está em conquistar a confiança dos clientes, pode parecer simples, e logo de começo, já dizemos que não é! 

Mas fique calmo, pois com foco, estratégia e um time comercial bem estruturado, sua empresa pode alavancar em vendas de uma maneira como você nunca viu.  

Entenda, quanto mais preparados estiverem sua equipe, melhores serão as chances de sucesso! 

É por isso que neste post blog, vamos explicar a importância do SDR, BDR, SalesOps, Farmer, Closer, Hunter, na estrutura do seu time comercial.  

Esses são apenas alguns dos cargos que você pode encontrar em uma equipe de vendas. Mas afinal, você sabe o que cada um deles faz? 

O SDR, ou Sales Development Representative, é a pessoa encarregada de identificar novas oportunidades de vendas através de um primeiro diagnostico de leads, e construir relacionamentos com potenciais clientes. Ele faz o primeiro contato com eles e explica os benefícios do produto ou serviço. 

Já o BDR, ou Business Development Representative, é a pessoa responsável por gerar demanda para o vendedor. Ele identifica empresas que podem estar interessadas nos produtos ou serviços oferecidos e constrói relacionamentos com elas. 

O SalesOps, é um profissional que não tem contato direto com o cliente, ele é a pessoa que ajuda o vendedor e toda equipe a fechar negócios. Ele fornece as informações técnicas sobre o produto e ajuda a resolver possíveis problemas que os clientes possam ter. 

O vendedor Farmer em sua tradução se significa agricultor, e ele tem sua função bem diferente das já citadas, pois é ele quem fica responsável pelo “cultivo” do cliente, e sua principal função está em priorizar a satisfação dos consumidores que a empresa já possui e sugerir novas oportunidades.  

O Closer,  é a pessoa que fecha os negócios. Ele constrói relacionamentos com possíveis clientes e tenta convencê-los a comprar seus produtos ou serviços. 

O Hunter, ou caçador de clientes, é a pessoa encarregada de buscar novas oportunidades de vendas e identificar novas possíveis fontes de negócios. 

Todos esses cargos são importantes para um time de vendas bem-sucedido, essa estrutura consiste em um trabalho de equipe onde há maior colaboração entre os profissionais, evitando um ambiente de competição desagradável, com essa separação, os vendedores deixam de cuidar dos possíveis leads de forma superficial, e começam a gerar oportunidades com maior assertividade e com foco total em suprir a necessidade do cliente com maior exatidão.   
 
Então pense, por que investir em 6 vendedores, em vez de ter uma equipe de especialistas em prol de um único objetivo? 

Agora ficou mais fácil de entender não é mesmo? E aí, já descobriu qual o melhor cargo pra você? 

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