Arquétipos: como usar na sua marca

Pense em uma empresa gigante e mundialmente reconhecida. Naquela marca que você consome e, constantemente, vê que se comunica fortemente no mercado. Lembrou de uma? Ótimo! Sabia que, por trás comunicação dela, existe um arquétipo meticulosamente escolhido para definir a forma como uma  mensagem vai ser passada? 

Temos certeza que você já ouviu falar sobre arquétipos. Por isso, estamos aqui hoje para mostrar como podemos aplica-los na sua empresa, de modo que ela também passe a se comunicar com seu consumidor final mais  assertivamente, gerando identificação e, principalmente, que é o que achamos que você procura aqui, resultados mais eficientes e um número muito maior de vendas.  

O que são arquétipos de marca?  

Imagine que o nosso cérebro é um template com crenças, mitos e memorias que criamos ao longo da vida.  

Carl Gustav Jung, psiquiatra e psicoterapeuta, definiu arquétipos como um conjunto de imagens primordiais originadas de uma repetição progressiva de uma mesma experiência durante muitas gerações, armazenadas no inconsciente coletivo.  

Calma lá que nós já vamos explicar como funciona isso na prática. Como podemos perceber, o Arquétipo é um conceito amplo da psicologia usado para definir padrões de comportamento associados a um personagem ou papel social. Agora, para o contexto de marca, são os gatilhos de sentimentos e engajamento que despertamos no cliente.  

Pense na segmentação da sua empresa. Você conhece o comportamento do seu consumidor? A maneira como ele enxerga o mundo? Seus valores? A partir de hoje, tudo isso precisa importar muito!  

Quando você tem conhecimento disso, fica muito mais fácil montar para a sua estratégia de comunicação uma forma de passar sua mensagem mais próxima do que seu cliente espera receber. Com a definição de arquétipos, sua marca consegue criar vínculos, entregando não só um produto/serviço de qualidade, mas a solidificação de um relacionamento com o cliente e o suprimento de todas, ou grande parte, das suas expectativas! 

Entendendo o poder dos arquétipos na sua marca

Um produto com identificações arquetípicas fala diretamente com o inconsciente do consumidor, ativando um senso de valor e de significado. Além de gerar reconhecimento, cria-se, genuinamente, um relacionamento entre a oferta do produto e a captação da mensagem do cliente.  

Através de uma estruturação de arquétipos, uma marca vende, mais que um produto/serviço, valores e, até mesmo, um estilo de vida.  

Dentro do digital, criar ligações por meio de identidade e conexões é ainda melhor para um negócio que deseja criar estratégias por meio de arquétipos, principalmente com o diálogo mais próximo, isso porque existe maior interação entre marca e consumidor.

Os 12 arquétipos

Antes de conhecer os 12 modelos precisamos mencionar que eles são divididos em 4 grupos (independência e realização; maestria e risco; pertença e grupo; estabilidade e controle). Claro que não existem somente esses, mas, dentro de uma marca, são os que você pode considerar ao aplicar em sua estratégia digital.  

São os 12 arquétipos:  

  • Explorador; 
  • Inocente; 
  • Sábio; 
  • Mago; 
  • Herói; 
  • Fora da lei; 
  • Amante; 
  • Bobo da corte; 
  • Cara comum; 
  • Criador; 
  • Governante; 
  • Prestativo.  

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