Cada vez mais os consumidores sentem a necessidade de ter uma proximidade com as marcas que tem intenção de consumir, e o Marketing de Conteúdo tem papel importante nessa aproximação.
O conteúdo é a ponte que aproxima seus potenciais clientes de seu serviço ou produto por meio de um assunto em comum entre ambas as partes. Trabalhar esse assunto com qualidade e aprofundamento leva o seu consumidor a reconhecer sua marca além de seu produto e serviço, mas também como uma fonte de informações positivas e que merecem ser seguidas, compartilhadas, indicadas e consumidas.
A construção das oportunidades de venda na internet vem a partir dessa relação e reconhecimento construídos pelo conteúdo.
O que é o Marketing de Conteúdo?
O Marketing de Conteúdo é uma estratégia voltada para a atração de potenciais clientes por meio da criação de um conteúdo que tenha relevância para esse público. Ele pode ser trabalhado em forma de posts, vídeos, publicações em blogs, ebooks, e-mails, entre outros.
Essa prática, que há tempos era uma tendência, hoje em dia é indispensável para o sucesso da maioria das marcas. O consumidor é cada vez mais exigente e sente cada vez mais necessidade de receber mais do que informações sobre produtos e serviços, e sim contribuições reais para seu dia a dia, informações relevantes, que poderão ser usadas por ele. Esse processo faz parte também de uma construção da marca como autoridade no assunto de seu segmento.
Os objetivos do Marketing de Conteúdo ultrapassam o aspecto de vendas – mas ele não é descartado, e sim é o objetivo final – passando por reconhecimento de marca (como a conhecem, a o que associam, como lembram dela), engajamento (como e quanto interagem com sua marca) e aumentar sua rede de clientes e potenciais clientes (gerando alcance a partir de pesquisas indicando seu conteúdo).
O caminho é atrair, gerar reconhecimento, engajar, conquistar e gerar a ação (compra).
O conteúdo e o inbound marketing
O Inbound Marketing é o uso desse conteúdo de maneira não invasiva (o cliente buscando o assunto e encontrando sua empresa, trabalhando com palavras-chave, SEO e redes sociais.
Os números comprovam
Contra dados há argumentos, confira alguns:
- 60% dos consumidores apresentam visão mais positiva sobre uma marca depois de consumir conteúdo da mesma.
- Para as empresas de tecnologia, a adoção de Marketing de Conteúdo gera 13x mais visitas e 5x mais leads.
- O custo médio por lead diminui 80% depois de 5 meses de uma estratégia consistente de inbound marketing.
- As empresas que publicam 13 ou mais conteúdos por mês geram o dobro de visitas no site.
- As organizações que combinam produção de conteúdo interna com externa se consideram 12% mais bem-sucedidas.
- Marketing de conteúdo gera 3X mais leads que outbound marketing, e custa 62% menos.
O que são leads e qual a importância?
Lead nada mais é do que aquele cliente/consumidor que entrou em sua base a partir de um cadastro, fornecendo informações pessoais – contato de telefone, e-mail, nome completo – em troca de alguma recompensa oferecida pela empresa (como um conteúdo exclusivo).
A partir do momento que você conquista um lead você consegue estar sempre em evidência para esse cliente, mandando mais conteúdos e informações. Com os leads você também consegue analisar métricas relacionadas ao engajamento e saber quais conteúdos estão tendo mais sucesso. É a partir da conquista de cada lead que você se mantém presente na rotina e mente de cada vez mais clientes e potenciais clientes, aumentando sua oportunidade de vendas.
Como usar o Marketing do Conteúdo?
O conteúdo a ser trabalhado deve sempre ser pensando em relação à relevância dentro do seu segmento. É importante que seja realizado um estudo de quais os assuntos mais relevantes e atuais para o seu público-alvo, como abordá-lo e onde ele deve ser publicado.
Leve sempre em consideração conteúdos relevantes, verdadeiros e que você possa incluir argumentos de autoridade (informações de pessoas importantes no assunto e segmento) – sendo você ou alguém conhecido na área.
É importante também trabalhar a integração entre seus meios de comunicação para que seu conteúdo chegue cada vez mais longe. Pensando nisso trabalhe com uma boa estrutura de SEO, posts em redes sociais e blogs, além de outros meios de sua escolha.
Como a Envox trabalha o marketing de conteúdo?
Somos uma agência especializada no Inbound Marketing (citado anteriormente), sendo assim trabalhamos o Marketing de Conteúdo em suas mais diversas possibilidades, criando uma integração de qualidade que levará sua marca cada vez mais até potenciais clientes, reconhecimento de marca e sucesso em vendas.
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