Conheça a arte de contar histórias e como a técnica pode te auxiliar a ficar mais próximo dos clientes
Você usa storytelling para falar da sua marca?
A técnica do storytelling tem como objetivo principal humanizar e criar conexões emocionais com os clientes, ao invés de simplesmente vender. É abordar o conteúdo de uma perspectiva única: a sua.
Isso faz com que os clientes se identifiquem com a sua empresa e se sintam mais próximas da marca.
Mas como contar uma história que conquiste clientes e crie uma identidade com os consumidores?
Para te ajudar a criar um storytelling de marca incrível, preparamos 5 dicas úteis nesse processo.
1. Conheça seu público
Saber quais são as características do seu público é indispensável para conseguir elaborar histórias que as pessoas queiram ouvir. Gênero, idade, comportamento e quais conteúdos já consomem são o norte para começar a desenvolver a narrativa perfeita.
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2. Pense na identificação
Sabendo qual é seu público, lembre-se também que histórias são sobre pessoas, não sobre marcas. Crie narrativas em que os clientes possam se identificar com os protagonistas e criar conexões com o seu negócio.
3. Seja verdadeiro
A história precisa transmitir os valores da marca, por isso seja franco e honesto a respeito deles. Conte histórias reais e verdadeiras.
4. Mostre seu propósito
Sua história precisa chegar a algum lugar e compartilhar o mesmo propósito do cliente. Pratique a empatia: se coloque no lugar do consumidor, mostre seus valores e ações para conseguir reter a atenção e despertar a confiança do seu público.
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5. Não tenha medo de ser criativo
Parece óbvio, mas sempre tenha em mente as técnicas de escrita criativa para contar sua história. Planeje bem o contexto e o desfecho do que você quer contar. Onde se passa? Em que época? Qual é o protagonista?
Como seria a história da sua marca? Precisa de ajuda para criar essa linguagem? Entre em contato conosto e saiba como uma agência de Marketing pode ajudar sua empresa a estar mais próxima dos clientes!