Quando falamos em Inbound Marketing, entender o comportamento do consumidor é indispensável para a criação de uma estratégia bem sucedida. Para isso, precisamos definir o que é jornada de compra do consumidor e como usá-la ao nosso favor.
Assim, a jornada de compra do cliente é definida pelas etapas que ele percorre. Desde o desconhecimento da necessidade de determinado produto até o momento que ele decide finalizar a compra.
A seguir você passa por toda a jornada de compra e esperamos que você entenda a importância dela para alcançar uma ótima performance em marketing e vendas!
Jornada de compra e a sua relação com marketing digital
A jornada de compra é formada por 4 etapas:
- Aprendizado;
- Reconhecimento;
- Consideração; e
- Decisão.
Em uma estratégia de marketing digital, são criados conteúdos para os consumidores em cada uma das etapas da jornada de compra, conforme sua necessidade e reconhecimento do problema.
Esses conteúdos são feitos para induzir o potencial cliente a chegar na fase de decisão e virar uma oportunidade de venda.
Conheça mais sobre cada uma das etapas da jornada de compra do consumidor.
As etapas da Jornada de Compra
Aprendizado
Primeiramente o consumidor não sabe que possui um problema ou que tem a necessidade de um produto ou serviço!
Isso quer dizer que o objetivo do marketing neste caso é atrair a atenção do consumidor para que ele desperte o interesse e reconheça que possui um problema que o produto ou serviço da marca pode solucionar.
Por exemplo, uma empresa de tecnologia que desenvolveu um software de organização de tarefas precisa chegar ao empresário que ainda não pensou que essa pode ser uma solução para a distribuição de atividades entre sua equipe.
Assim, o líder reconhece que precisa daquele produto e desperta o interesse em adquiri-lo.
Veja também: Nutrição de leads – a solução inteligente para criar um processo de vendas recorrentes
Reconhecimento
Depois de ser apresentado a um problema o potencial cliente pesquisa e tem acesso a informações. Essas informações o auxiliam a perceber a existência de uma necessidade.
Neste caso o consumidor percebeu uma falha e começa a procurar soluções para resolvê-la.
Usando o mesmo exemplo acima, nessa etapa da jornada de compra o empresário já percebeu algumas falhas de organização de tarefas e furos no processo. Ou seja, ele reconheceu que é preciso alguma solução para melhorar este aspecto.
Consideração
A terceira etapa tem a ver com pesquisar as opções de mercado! Aqui você precisa criar um senso de urgência no consumidor, dessa forma ele não adia a contratação da solução.
O conteúdo para esta etapa tem que ser certeiro: você precisa mostrar ao cliente em potencial que ele precisa da sua solução e que ela é a melhor do mercado.
Decisão
Após analisar as opções do mercado, o consumidor decide pela compra e vira uma oportunidade de venda para a empresa.
Nesta fase, você deve conquistar o consumidor mostrando as vantagens do seu produto ou serviço em comparação com o dos concorrentes.
É interessante também oferecer alguns benefícios ao cliente em potencial, como formas de pagamento e parcelamento, teste grátis durante determinado período, brindes, etc.
Na Envox, por exemplo, nós utilizamos o nosso diagnóstico digital para fazer com que o cliente penda para o nosso lado.
E o funil de vendas?
Está relacionando esse conteúdo com algum outro assunto? Se lembrou onde você já viu algo parecido? Isso porque a jornada de compra do consumidor é muito parecida com um funil de vendas!
Para entender essa diferença nós sugerimos a leitura deste conteúdo aqui para avançar na sua jornada de conhecimento.
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