O funil de vendas ou funil de conversão é o processo de acompanhar o cliente a partir do momento em que ele toma conhecimento da sua empresa, produtos ou serviços até o momento do fechamento do negócio. Entender esse conceito é o primeiro passo para entender como funciona o Inbound Marketing – estratégia que visa automatizar seus conteúdos e vendas pela internet.
Ao acompanhar o funil de vendas é possível direcionar o conteúdo mais adequado ou uma ação para cada potencial cliente de acordo com a fase do processo de vendas que ele se encontra. Pode ser desde uma simples visita sem intenção de compra no seu site, até mesmo ao contato feito pelo time de vendas que consolidará a transação e ainda abrirá portas para outras negociações.
Confira a seguir as 4 etapas do funil de vendas do Inbound Marketing para transformar os visitantes que chegam em seu site em clientes:
Visitante
Visitantes são todas as pessoas que acessam seu site ou landing page. Essas visitas podem vir de diferentes fontes de tráfego, como por meio das mídias sociais, e-mails marketing, busca orgânica e anúncios em diferentes canais. Nesta etapa do funil pode conter desde curiosos, até pessoas que realmente fazem parte do público-alvo de sua empresa.
Leads
São todos os visitantes que realizaram alguma conversão em seu site. Para realizar a conversão, disponibiliza-se alguma oferta como isca, que pode ser cupons de desconto, versão trial de seu sistema, formulário de orçamento, download de eBooks, webinars, planilhas ou qualquer outro material rico que desperte o interesse do visitante e que o leve a preencher o formulário de contato em seu site ou landing page.
Oportunidades
Após a conversão dos visitantes em leads, o próximo passo é nutri-los com informações relevantes para transformá-los em potenciais clientes. Para fazer isso, é preciso tocar em suas respectivas dores, para então apresentar seus produtos ou serviços como solução para seus problemas e assim avançar na sua jornada de compra. O objetivo deste relacionamento é fazer com que seu potencial cliente veja a sua empresa em posição de autoridade e referência no assunto. Quando seu potencial lead demonstrar interesse na compra poderá ser classificado como oportunidade e então repassado para o time de vendas.
Clientes
Ao realizar uma compra, seu lead qualificado como oportunidade agora passa a ser chamado de cliente. Isso é um sinal de que a jornada de compra foi executada com sucesso e os seus produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa suprem as dores ou necessidades do seu cliente. De agora em diante o objetivo deve ser a retenção para levá-los a comprar outros produtos ou recomendar a outros potenciais clientes.
Como utilizar o funil de vendas para aumentar seus resultados?
A vantagem do funil de vendas é poder acompanhar o desempenho da sua equipe de trabalho, mensurar a produtividade dos vendedores, descobrir onde eles têm mais dificuldades e ajudar a aumentar os resultados obtidos por cada um.
Como mostra a imagem no início desde post, os visitantes se encontram no topo de funil de vendas. Por isso, é importante atrair um bom número deles para seu site, para que cheguem até o final do funil o maior número possível de clientes. Para isso, é recomendado traçar estratégias de Inbound Marketing para transformar seus visitantes em leads, depois em oportunidades e então em clientes.