Considerando a tendência que as mídias sociais são hoje em dia, empreendedores que não investem em Marketing Digital estão ficando para trás. A ascensão e o grande poder de venda do Facebook e do Instagram, as duas mídias sociais mais utilizadas no Brasil, faz com que investir em anúncios e publicidade online seja essencial para sobreviver no mercado. Afinal, entre Facebook x Instagram: em qual delas o seu investimento vai ser mais rentável? Alguma delas dá mais resultados?
Facebook x Instagram
Cada mídia social possui suas particularidades. O Facebook, por exemplo, conta com vários formatos de postagem e permite a inserção de links nelas. Além disso, possui ferramentas de agendamento de postagens e layout extremamente funcional. Algumas vezes, dispensando o uso de aplicativos externos – que são necessários para um bom gerenciamento de uma conta no Instagram.
Em contrapartida, no Instagram o usuário pode navegar facilmente através de hashtags e locais, o que traz mais visibilidade para as postagens. Ele também conta com o Stories, uma ferramenta que, apesar de também estar presente no Facebook, faz um sucesso imenso no Instagram. Entre Facebook x Instagram, esse é um ponto importante para sua estratégia de vendas.
Apesar das diferenças, apenas uma única ferramenta precisa ser utilizada para anunciar em ambas as mídias sociais. É através do Gerenciador de Anúncios, que fica dentro do Gerenciador de Negócios do Facebook, que todos os anúncios são feitos. Se você quiser saber mais sobre como utilizá-lo, leia também nosso post: Como anunciar no Facebook e qual sua importância.
Em qual dessas mídias sociais vale mais a pena investir?
A resposta é fácil: depende. Para escolher a melhor mídia social para anunciar entre Facebook x Instagram, você deve considerar alguns pontos. São eles: tipo de produto ou serviço a ser anunciado, seu público-alvo, objetivos da campanha, entre outros.
É importante considerar também as possibilidades de anúncio de cada mídia social. Use o Gerenciador de Anúncios e compare quais formatos de anúncio são mais adequados ao objetivo da campanha. Faça também uma pesquisa para saber em qual mídia social seu público está mais presente. Além disso, observe como seus concorrentes se posicionam.
Faça testes A/B
Para saber qual mídia social é mais rentável para seu negócio, é necessário investir em ambas e testar algumas estratégias. Após coletar dados das campanhas e montar relatórios, será possível visualizar qual estratégia deu mais certo para seu caso.
Mesmo que alguns resultados sejam melhores no Facebook, por exemplo, não adianta investir apenas nele e deixar o Instagram de lado. Hoje em dia, essas mídias sociais se complementam, o que lhe permite testar mais possibilidades e atingir mais pessoas. Aplicando as ações de forma correta, é possível colher bons resultados em ambas.
Conclusão
Seja no Facebook ou no Instagram, ter uma boa estratégia de Marketing Digital é essencial para seu negócio. Conheça um pouco mais do trabalho da ENVOX, agência de Marketing Digital com foco em resultados. Saiba mais sobre nosso serviço de Gestão de Mídias Sociais ou entre em contato conosco para batermos um papo sobre seu negócio e realizarmos um orçamento.