Já sabemos que quando se trata de uma empresa não basta apenas criar um perfil nas mídias sociais e postar algo de vez em quando. Para se obter resultados é preciso muito mais do que isso. Para ajudar você que ainda tem dúvidas sobre como iniciar uma estratégia nas mídias da sua empresa, listamos a seguir sete dicas infalíveis para alavancar o seu negócio por meio desses canais. Confira:
1- Defina o objetivo de estar nas mídias sociais
Antes de começar qualquer trabalho nas mídias sociais da sua empresa é importante definir o objetivo de estar presente em cada canal. Pode ser, por exemplo: divulgar seus produtos, serviços, seu negócio local, vender ingressos, levar mais clientes para seu estabelecimento, estreitar a relação com seus clientes, aumentar seu faturamento, entre outros.
2- Planeje suas ações
Depois de definir seu objetivo é preciso fazer um planejamento. Nessa etapa, é sugerido fazer uma análise da concorrência, definir a linha criativa a ser seguida, linha de conteúdo, principais palavras-chave que envolvem o seu negócio, principais assuntos que interessam ao seu público-alvo, dias e horários mais indicados para publicação das postagens, hashtags a serem utilizadas e etc.
Além disso, é necessário planejar as ações que serão feitas, as campanhas que serão realizadas e montar um calendário editorial com os conteúdos a serem publicados.
3 – Produza seu próprio conteúdo
É muito comum as empresas publicarem em suas fanpages conteúdo de terceiros e até mesmo matérias de portais de notícias. Eventualmente pode até ser legal, mas para uma empresa se destacar nas mídias sociais é recomendado ter um blog corporativo.
O blog funciona como uma rede social própria. Diferente das mídias sociais em geral que podem entrar e sair da moda ou até mesmo do ar, o blog continua sendo sempre o seu canal oficial de notícias. Se você analisar o histórico dos últimos anos, verá que o Orkut teve sua alta, depois o Twitter, o Facebook e agora o queridinho é o Instagram. Agora imagine se você cria uma rede social superlegal para sua empresa, consegue muito seguidores, produz conteúdos inovadores e atinge um bom engajamento em sua página e aí um belo dia: “BOOOMMM” – essa rede simplesmente sai do ar e você perde todo o conteúdo publicado! =O
O Blog corporativo não deixa de ser uma rede social, a diferença é que ele é um canal próprio da sua empresa, onde você publicará conteúdos autorais e ainda usará para replicar as chamadas nas diversas mídias sociais, como o Facebook. Dessa forma, além de você não perder seu público fiel e engajamento da sua marca, você passa a publicar conteúdos relevantes para o seu público-alvo e ainda replica essas postagens em todas as outras mídias.
4 – Interaja com seus fãs e seguidores
Se relacionar com seus fãs e seguidores é fundamental. Faça isso em tempo real, de preferência. Muitos clientes usam as mídias sociais como um canal de SAC, então esteja preparado para receber de elogios à críticas e resolver os eventuais problemas de seus clientes naquele exato momento.
Nunca deixe um cliente sem resposta diante de uma dúvida ou reclamação. Isso pode gerar frustração e descontentamento com a sua marca. É fundamental que você saiba atender bem seus clientes para evitar problemas mais sérios que possam gerar uma crise de imagem.
5 – Facilite o contato em todos os canais
Se um cliente entrar em contato pelo Instagram, resolva seu problema pelo próprio Instagram. Jamais peça para ele realizar uma ligação ou entrar em contato por outro canal. Se você se dispõe a ter um perfil em cada rede social, se disponha a monitorar cada mídia diariamente e de preferência, várias vezes ao dia. Aproveite recursos de cada rede para destacar a forma de entrar em contato. No Instagram corporativo você pode destacar, por exemplo, seu contato telefônico e email, como mostra a imagem a seguir. No Facebook, você pode destacar o chat para induzir que o cliente entre em contato. Você pode também configurar mensagens automáticas para aumentar a sua taxa de respostas, o que deixa a sua fanpage ainda mais atrativa.
6 – Anuncie
O Facebook, o Instagram e o Linkedin possuem sistemas de anúncios que permitem ampliar a visibilidade e até mesmo aumentar as conversões em vendas da sua empresa. Esses sistemas de anúncios permitem criar segmentações de acordo com o perfil de público que deseja-se atingir. Você pode, por exemplo, segmentar por região, gênero, faixa etária, áreas de interesse, idiomas e áreas de atuação. Dessa forma, você pode fazer com que seus posts ou anúncios sejam exibidos para um público mais assertivo.
7 – Controle o Retorno sobre o Investimento (ROI)
Todas as suas ações nas mídias sociais precisam ser controladas, monitoradas e analisadas para identificar se os seus trabalhos estão trazendo os resultados esperados. Quando o seu objetivo, que falamos no item 1, não está sendo atingido é preciso rever toda a estratégia para identificar por que não atingiu os resultados esperados.
Quando os resultados aparecerem você deve começar a calcular o ROI, mais conhecido como Retorno sobre o Investimento. Por exemplo, se você investe R$ 1.000,00 em verba de mídia e está faturando R$ 5.000,00, é sinal que você está multiplicando o seu investimento por 5, portanto, o seu ROI é 5 e a sua próxima meta é melhorar cada vez mais o retorno sobre seu investimento em mídia.
Saiba mais sobre o ROI e aprenda a calcular o Retorno sobre o Investimento do seu negócio.