Design responsivo: 5 frameworks que facilitarão sua vida

Design responsivo é acompanhado por várias opções de tecnologias para desenvolvimento, trabalhar com frameworks virou indispensável. Como a proposta da maioria deles é facilitar as nossas vidas ao desenvolver um site ou loja virtual, ganha-se mais tempo (e sabemos que “time is money”).

O que é design responsivo

O design responsivo surgiu da necessidade de desenvolver uma única vez sites e lojas virtuais para diversos tamanhos de telas, sem que haja retrabalho de fazer vários códigos diferentes.

Quer saber um pouco mais sobre design responsivo? Clique aqui e leia nosso post sobre seu surgimento e importância e teste se seu site é responsivo de uma forma rápida, fácil e prática.

Considerando que você já foi lá no post e já sabe o que é design responsivo, vamos seguir e conhecer os 5 principais frameworks que facilitarão o desenvolvimento do seu site responsivo.

Por que devo usar um framework para design responsivo?

Desenvolver um site responsivo do zero pode ser um processo longo. Os frameworks disponibilizam uma espécie de esqueleto para você moldar seu projeto a partir deles, ou seja, você não precisa perder tempo estruturando as etapas iniciais.

Todo os frameworks têm suas regras de desenvolvimento e cada um deles disponibiliza seu manual de uso, existindo uma curva de aprendizagem para o início da utilização. Todavia, considerando a velocidade resultante em desenvolver um site, o tempo da curva de aprendizagem passa a ser minúsculo.

5 Frameworks para design responsivo

O Bootstrap é o mais popular frameworks para desenvolvimento responsivo. Ele foi criado pela equipe do Twitter e atualmente é utilizado por uma quantidade imensa de sites, e-commerce e sistemas. Particularmente, é o mais vantajoso dessa lista, mas é importante que você considere bem os seus objetivos para escolher qual framework utilizará.

Por ser um pouco mais simples, conta com uma curva de aprendizagem menor, porém é menos popular. Ele tem paginação, formulários, slideshow, divisão em grid, além de outras funcionalidades.

Ele é limpo, contém somente o que é básico e necessário: formulários, botões, tipografia e grid. Sua curva de aprendizado é baixíssima. Ideal para quem quer desenvolver funcionalidades/aplicações.

Não conta com nenhum complemento, sendo ideal para quem desenvolve designs e layouts únicos e quer apenas um framework que ajude a torna-los responsivos. Por ser o mais simples dos exemplos aqui citados e trabalhar apenas com grid responsivo, ele é super leve.

Segundo eles é “o framework mais avançado do mundo” e até é possível acreditar. Com ele, você consegue desenvolver mobile first e ir passando para telas maiores ou vice-versa, além de conseguir trabalhar com a prototipagem do site de forma rápida.

Marcadores:

Receba o melhor conteúdo
de marketing em seu e-mail

Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo
plugins premium WordPress