Branding Digital, a nova estratégia de vendas para empresas

Em meio ao mar de postagens existente nas redes sociais é preciso se destacar para não passar batido. Na hora de definir o posicionamento online da empresa, três etapas precisam estar alinhadas para gerar resultado: o conteúdo, o branding digital e o Social Media Optimization (SMO).

 

Branding X Branding Digital: a experiência de marca on e off

Muitas empresas ainda têm dificuldade em entender e estruturar o que é branding, deixando de lado uma estratégia importante quando o assunto é varejo.

Branding nada mais é do que a forma estratégica e criativa de uma marca se posicionar perante aos seus consumidores enquanto empresa. No mundo off-line isso está relacionado as características tangíveis, ou seja, aquilo que pode ser percebido como logo, imagem, identidade visual e produto. Na internet tudo isso também está presente, mas o grande desafio está na forma em que esses elementos vão se fazer presentes ao usuário. E é aí que entra o trabalho de branding digital.

Como fazer o planejamento de branding digital?

Pensar o branding digital em uma empresa significa integrar o trabalho do conteúdo e da criação desde o planejamento até a postagem nas redes sociais. Para que este trabalho aconteça de forma harmônica algo longo de toda comunicação, a empresa precisa ter uma linha criativa definida com base no seu manual de marca. Por exemplo: na ENVOX, as postagens da agência sempre vão utilizar a cartela de cores que envolvem o laranja, o branco e o preto, com mais destaque de cor para uma ou outra postagem conforme a relevância de determinado conteúdo.

Outro ponto importante no branding digital é entender que cada rede social tem uma linguagem diferente. Isso não significa criar um post diferente para cada plataforma, mas sim organizá-lo de uma forma diferente. Para entender melhor essa estratégia, confira alguns cases:

1 – PREFEITURA DE CURITIBA

branding digital prefeitura de curitiba

Famosa pelo modo como se comunica com os usuários desde 2014, a Prefeitura de Curitiba está sempre testando novas formas de entregar informação aliando criatividade. Um dos formatos que vem sendo bastante utilizado no Facebook inclui quatro imagens em uma única postagem. O segredo está em casar o texto com a ilustração de forma que imagem faça sentido sozinha e em conjunto como no post acima.

2 – MATH DO BLOG

branding digital math do blog

O Branding Digital no Youtube aparece na miniatura dos vídeos como faz o Math do Blog. Este caso envolve uma conversa na entre a direção de fotografia, o tratamento de imagem e a fonte utilizada no título do vídeo. As imagens não apresentam sempre o mesmo padrão, mas elementos com a mesma cor em comum. Aqui percebemos que o amarelo, o rosa e a azul candy predominam.

3 – PANTONE

branding digital pantone

A Pantone, empresa referência mundial no controle e na especificação de cores, também trabalha com o branding digital no Pinterest. Para anunciar o Ultra Violet como a cor do ano em 2018, a empresa criou uma pasta no Pinterest apenas com pins na cor violeta. Aqui a cor se repete nas imagens em diferentes objetos como esmalte, fone de ouvido e até mesmo uma porta.

4 – KKW BEAUTY

branding digital

A forma mais popular de aplicar o branding digital acontece no Instagram como vemos na KKW Beauty, a marca de maquiagem da Kim Kardashian. Para este resultado é preciso definir uma cor predominante (neste caso o bege), a postagem de maior relevância (o produto de maquiagem) e a organização do feed (que pode ser feita por aplicativos).

Além de incluir as dicas de branding digital em cada rede social no planejamento, o mais importante para um resultado efetivo é definir a uma linha criativa única para a empresa levando em conta o segmento de atuação e o produto ou serviço oferecido. Para contar com uma ajuda nesta tarefa conheça nosso serviço de gestão de mídias sociais.


Marcadores:

Você quer
vender mais?

Nosso motivo de existir é impactar as vendas dos clientes com nossos serviços e estratégias de marketing e vendas. 🚀

Pesquisar

Postagens populares

Postagens recentes

Outbound e Inbound Marketing Descubra a Estratégia Perfeita de Tráfego Pago e Funil de Vendas para Impulsionar Resultados em 2025

Introdução No universo do marketing digital, dois grandes pilares se destacam na geração de leads,...

Sala de conferência com mesa de madeira, cadeiras de couro, gráfico de barras ascendentes e laptop.
Descubra estratégias de marketing digital para aumentar a conversão de vendas e fechar mais negócios....

Receba o melhor conteúdo
de marketing em seu e-mail

Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo