Observe a imagem acima. Qual cor você vê, rosa ou verde? Este é o famoso Efeito Stroop, uma forma de demonstrar a interferência que as cores tem em nossas reações. De forma semelhante isso também acontece no ambiente digital, muitas vezes de maneira inconsciente. Por isso, quem busca impactar o usuário de forma correta e aumentar ainda mais a interação com a sua marca deve estar atento ao poder das Cores no Marketing Digital.
As cores são um dos muitos recursos que servem para atribuir sentido e significado em nosso cotidiano, não à toa este é o fator responsável por 60% da aceitação ou rejeição de determinado elemento, além de nos permitir reconhecer e memorizar diversos objetos, lugares e até mesmo marcas. Todo este repertório quando armazenado em nosso cérebro implica em uma série de sensações que nos faz definir o que aquela lembrança nos causa.
Entender a importância de aplicação das cores no planejamento estratégico de uma marca é tão importante que existe um ramo da comunicação voltado só para entender as relações dos indivíduos durante seu processo de consumo, o neuromarketing. Com base neste segmento, apresentamos alguns conceitos para melhorar o posicionamento do seu negócio, veja mais:
As cores e seus significados
Cada cor tem seu significado e muitos estão intrinsicamente ligados a determinado sentimento compartilhado por um determinado grupo de forma coletiva, como nas denominações a seguir:
cores no Marketing Digital
Marcas e suas influências
O uso das cores de forma estratégica teve início quando a Publicidade passou a aplicá-las conforme o objetivo da marca. Hoje, no processo de criação do logo e do próprio planejamento, o uso das cores já aparece com o objetivo de atingir um determinado target.
Como aplicar as cores nos processos de Marketing Digital
Entendido o significado das cores e sua aplicação em cases reais, é possível utilizar estas informações para desenvolver sua estratégia de marketing em diferentes formatos. Confira os mais comuns:
Banners – Ao elaborar anúncios para seu site ou campanha, dê preferências para o uso de imagens coloridas, ao invés de preto e branco. Isso ajuda no reconhecimento da marca em 80% dos casos e em até 26% da vezes do próprio anúncio pelo consumidor, segundo dados do estudo “How Colors Affect Conversion Rate” da Quicksprout. Na hora da criação, invista nas cores azul, verde, preto e roxo.
Ecommerce – É importante ter em mente que existem diversos perfis de consumidores, então o segredo é estabelecer um conjunto de cores que conversem entre si e tragam um resultado efetivo. Escolha uma cor neutra que prevaleça em todo o site, de preferência branco. Ao pontos estratégicos para compra, a dica é utilizar uma cor forte e sólida que estimule a reação dos consumidores, como o azul.
Call to Action – Nos botões de call to action (chamada para ação), a cor utilizada deve estimular uma reação, ser atrativa e diferente das demais. Nestes casos, as cores fortes são as mais recomendadas como verde, vermelho e laranja.
O estudo das cores é uma importante ferramenta para busca aumentar o resultado de suas ações e ainda ser lembrado pelos usuários. Entretanto, antes de colocar as dicas em prática vale lembrar que o Marketing Digital não é uma ciência exata. A melhor forma de ampliar seus resultados é fazendo testes e entendendo o que funciona melhor para sua marca ou serviço.
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