A estruturação de um bom blog post é essencial, tanto para melhorar o ranqueamento em mecanismos de busca, quanto para tornar a leitura do texto mais fluida. É importante definir uma estrutura base para aliar estratégia e conteúdo de qualidade.
No checklist a seguir, você vai conhecer os itens básicos e indispensáveis para escrever um ótimo post.
1 – A definição do título
Com a definição da palavra-chave principal e das secundárias que irão compor o texto, é hora de pensar num título que defina o conteúdo do blog post e seja chamativo. É importante pensar que as primeiras colocações em sites de busca são difíceis de alcançar e, até lá, você irá disputar o seu título entre posições mais baixas.
Entenda que o título deve conter a palavra-chave e ser acompanhada por um gatilho de expectativa. Uma boa dica é pensar o que você pretende entregar com o texto. Se o seu objetivo é explicar o passo a passo para a resolução de um problema, por exemplo, o seu título deve expressar isso, valorizando o conteúdo que será entregue.
Caso você não tenha a estrutura do post bem definida, deixar o título por último é uma boa solução, até para tornar mais fácil o processo de formulá-lo.
2 – Criando uma boa meta-descrição
A meta-descrição é um texto com até 120 caracteres, que acompanha o título nos resultados de busca. Ela deve conter a palavra-chave definida para o texto e resumir bem o objetivo do post.
3 – Introduzindo o texto
Você já conseguiu atrair a atenção do leitor para o seu texto. Agora é o momento de introduzir o tema que será abordado. Os primeiros parágrafos têm o papel de demonstrar autoridade e, principalmente, começar com o pé direito para estreitar o contato com o leitor.
Utilize informações relevantes e evite rodeios para chegar ao ponto. Se você tem dados de uma pesquisa que pode introduzir bem o tema, utilize, mas só se ele for realmente relevante.
4 – Divida o texto em subtítulos
Além de darem mais fluidez à leitura, os subtítulos melhoram a leiturabilidade e, por consequência, a pontuação de SEO do seu post blog. Evite textos com mais de 300 palavras entre subtítulos.
Assim como no item anterior, é de grande importância que a divisão seja feita de maneira lógica e que os subtítulos tenham relevância para o texto.
5 – Priorize objetividade
Frases muito longas prejudicam, e muito, a experiência do leitor. Busque objetividade e evite frases com mais de 20 palavras. Esta dica é ótima, inclusive, para organizar informações de maneira coerente e facilitar o entendimento de todas elas.
Entre as frases, utilize palavras de transição para melhorar a pontuação SEO e a leiturabilidade. Pense em inserções que sejam válidas para o texto e facilite a leitura. Confira neste artigo, uma lista com mais de 140 combinações de palavras de transição.
6 – Destaque itens importantes
O uso de negrito no decorrer do texto não impacta no rankeamento do seu post blog, mas melhora a fluidez da leitura. O importante aqui é pensar em quais palavras ou frases que merecem destaque e atenção do leitor. O negrito bem utilizado direciona a leitura de forma estratégica e aumenta o tempo de permanência em seu site.
7 – Invista em link building interno
A utilização de links internos, que direcionam o leitor a outras páginas do seu blog e do seu site são fundamentais para o SEO on page. Esta prática aumenta, a médio e longo prazo, a relevância do seu domínio para os mecanismos de busca.
Além disso, aumenta o tempo de permanência do leitor no site e o direciona para materiais que possam interessá-lo. Antes de inserir qualquer link interno no seu post, entenda que ele deve ter relevância para o leitor e ter relação com a temática do texto.
Outro item muito importante é o texto âncora (que carrega o link). Você pode linkar nomes de empresa, palavras-chave relacionadas a outros posts ou páginas do seu site e até mesmo utilizar o título de um post como isca.
Por exemplo: O que é Marketing de Conteúdo e como aplicá-lo em sua estratégia
Pense também no quão atrativo é o texto âncora. A utilização de chamadas como “saiba mais” ou “clique aqui” podem ser utilizadas, mas não com muita frequência por serem muito genéricas. O indicado é buscar o equilíbrio entre as opções.
8 – A call-to-action final
No fim do blog post o leitor não pode ficar sem saber o que fazer e a CTA (call-to-action ou chamada para ação) final tem a responsabilidade de direcioná-lo da melhor maneira possível. Pode ser outro post relacionado, material rico ou formulário de newsletter, por exemplo. A questão mais importante aqui é que a inserção seja feita de maneira inteligente.
Pense, já durante a conclusão do texto, em como inserir esta CTA. Um formato muito utilizado é o seguinte:
Gostou das nossas dicas sobre [assunto do texto] e quer saber mais sobre como [solução de um problema relacionado ao assunto do texto]? Temos outro material que vai te ajudar. Preencha o formulário/clique no link abaixo e confira:
Além de direcionar estrategicamente a ação do leitor dentro do blog, a CTA tem o papel de encaminhar o visitante para a próxima etapa do funil de vendas.
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Outras dicas de conteúdo e SEO para um bom post blog
Esperamos que este texto tenha te ajudado a entender melhor a estrutura ideal de um bom blog post. Para complementar esta lista de itens indispensáveis para um bom post, aí vão outras dicas que serão grandes diferenciais no seu texto:
- Crie bullet-points (tópicos, como estes), para melhorar a leitura do texto;
- Busque links externos, que não sejam da concorrência e de sites com boa reputação, que deem suporte para um dado ou informação técnica presente no seu texto;
- Evite inserções excessivas da palavra-chave no post blog;
- Se fizer sentido, insira a palavra-chave em um ou mais subtítulos;
- Priorize a qualidade do conteúdo. Não fique dando voltas em cima da mesma ideia por muito tempo, ou você perderá o seu leitor.
Este é um guia básico para a criação de um bom post blog. No fluxo de aprendizado da Envox, você pode receber mais dicas relacionadas a Marketing Digital para melhorar o posicionamento da sua empresa na internet. Tem interesse em entrar neste grupo? Preencha o formulário abaixo e receba os conteúdos da Envox em seu e-mail: