Email Marketing é uma estratégia de comunicação e Marketing Digital muito importante para empresas que vendem produtos e/ou prestam serviços. Segundo uma pesquisa feita pela DMA, quando uma compra é resultado do recebimento de uma mensagem de marketing, emails tem a maior taxa de conversão (66%) se comparado com redes sociais, anúncios e outros.
O método é capaz de criar um relacionamento com futuros e clientes e também com os fidelizados. Além disso, consegue converter leads em vendas, o que é de grande valia para as empresas. A seguir, confira um passo a passo para iniciantes no mundo do e-mail marketing obterem sucesso:
1. Construir um mailing
Para poder ter um público qualificado, ou seja, que esteja verdadeiramente interessado em sua marca e seus serviços/produtos, é importante não comprar seu mailing. O melhor a se fazer é investir em estratégias para capturar leads e nutri-los com o e-mail marketing. Desse modo, suas chances de vender aumentarão, já que você estará lidando com maiores potenciais de conversão.
Alguns exemplos de estratégias para construir um mailing são através de landing pages contendo materiais ricos como eBooks, infográficos, planilhas, entre outros; concursos e questionários; formulários em seu site, em posts de blog e outros locais; newsletters; oferecimento de ofertas, descontos e serviços em troca de um cadastro.
2. Escolher uma ferramenta adequada
Para manter sua base de leads, fazer automações, segmentações e disparos, você vai precisar do auxílio de alguma ferramenta que forneça todo esse suporte. Como Parceiro Silver da RD Station, a ENVOX recomenda fortemente que utilize essa plataforma. Outras opções boas são o E-goi e o MailChimp, que é grátis: limite de 2 mil leads e 12 mil disparos por mês.
3. Definir uma estratégia de comunicação
Nessa etapa, é importante analisar e segmentar sua base de leads, seus produtos/serviços, seus objetivos, entre outros fatores. A partir disso, é necessário criar uma estratégia para saber como e com o que comunicar para seu público através do email marketing.
Um lead que se converteu em um eBook sobre cosméticos, por exemplo, dificilmente vai gostar de receber um email sobre um assunto totalmente oposto a isso. Por isso, é importante definir segmentações e, a partir delas, definir temas, linguagens mais adequadas e etc.
Crie diferentes conteúdos para mandar com certa frequência para uma segmentação e, assim, comece a montar automações. A partir delas, você conduzirá seu lead em uma jornada de compra e, assim, o converterá em cliente.
4. Montar um template
Nada de exagerar em textos e links gigantes que não chamam atenção. Com o auxílio de uma ferramenta como a que citamos anteriormente, você pode personalizar e criar templates para seus emails.
O template é necessário para prender a atenção do seu lead no que é importante e fazê-lo entender sua mensagem como totalidade. Além disso, um bom design fará com que a pessoa clique nos links do seu email marketing e até mesmo converta com mais facilidade. Não perca a chance de passar mais credibilidade para sua marca!
5. Escrever com foco em conversões
Desde o título até o corpo do email e os botões, um texto bem escrito e com foco em conversões é essencial. Seja direto, comercial e atrativo, chamando a atenção e oferecendo benefícios aos seus clientes e leads.
O título merece uma atenção especial: é através dele que as pessoas escolherão se abrirão seu email marketing ou não. É importante que ele possua entre 6 a 11 palavras e não passe do limite de caracteres de visualização, além de precisar tocar na dor de seu público-alvo.
6. Disparar
Depois de tudo definido, é hora de disparar seus emails para sua base de leads e suas segmentações. Lembre-se de revisar seu conteúdo, imagens e links e garantir que está tudo em ordem. Além disso, faça testes e envie-os para si mesmo antes de enviá-los para seu mailing.
É importante fazer uma versão em texto simples deles para que as pessoas que utilizam servidores mais lentos também consigam abri-los. Ademais, garantir que tenham boa visualização em smartphones e tablets é essencial!
Ah, cuidado com a frequência e horários: não deixe seu lead sobrecarregado com informações, fazendo-o desinscrever-se da sua lista. Mas não deixe de enviar também, pois sem o trabalho de nutrição constante, sua marca não será lembrada.
7. Analisar resultados e fazer testes
Depois de uns dias de disparo, comece a analisar os resultados que o email marketing lhe trouxe. Analise qual estratégia lhe rendeu mais cliques e compare o que traz mais benefícios para seus objetivos. A partir disso, você pode começar a apostar mais no que lhe dá resultado e também fazer alguns testes para saber o que seu público-alvo mais gosta.
Para ter uma estratégia de email marketing idealizada e praticada profissionalmente, conte com ajuda de quem entende do assunto. A ENVOX Marketing Digital trabalha com Inbound Marketing, uma estratégia com foco em conversão que utiliza o email marketing como parte de seu método de vendas. Faça um orçamento conosco e comece a alavancar seus resultados agora mesmo!