O Instagram anunciou que, em março de 2017, haviam 8 milhões de contas empresariais na rede social, tendo o Brasil em segundo lugar de maior adoção. Para muitos empresários, esse dado levanta uma questão: e agora, o que faço para me destacar e ter sucesso no Instagram?
Por trás de todo sucesso, sempre há um bom trabalho de Marketing Digital. Confira, a seguir, 7 coisas que toda empresa deve fazer para ter sucesso no Instagram:
1. Ter um perfil corporativo
O Instagram possui a opção de criar uma conta comercial, que tem ferramentas e opções exclusivas para empresas. Utilizando um perfil corporativo, é possível colocar call-to-actions (botões de ação) em seu perfil, destacar dados de contato como e-mail, telefone e endereço da sua empresa, promover anúncios integrados com sua conta do Facebook, assim como ter acesso a ferramentas de análise de dados e estatísticas dos quais as contas pessoais não dispõem.
Algumas funcionalidades do perfil corporativo
2. Ter uma boa frequência de postagens
Definir uma frequência adequada de posts é essencial para manter sua conta em relevância. Se possível, poste conteúdo diariamente, mas cuidado: não faça mais que uma postagem ao dia. Muitos seguidores podem ficar incomodados com o excesso de coisas relacionadas a sua marca no feed e deixar de seguir você.
Poste fotos e promoções dos seus produtos e serviços, o dia a dia da sua empresa, artigos interessantes (você pode colocar o link na sua bio e indicar isso em seu post), curiosidades, datas comemorativas, antes e depois e o que mais for relevante para o seu público.
3. Usar Hashtags
As hashtags são uma ótima forma de ser encontrado e fazer sucesso no Instagram. Recentemente, a rede social liberou uma atualização que permite que os usuários sigam hashtags, dando ainda mais relevância para seu uso. Pesquise quais estão em alta e escolha as que tem a ver com seu negócio, seu conteúdo e pessoas que você deseja atingir.
Mas atenção: #não #use #hashtag #em #todas #as #palavras. Muito exagero pode ser prejudicial para sua imagem e pode atrair spam ou pessoas não muito relevantes para seu negócio. A dica é colocar no máximo três na descrição do post e, se desejar colocar mais hashtags, poste-as – com moderação – nos comentários da foto.
4. Explorar as mídias disponíveis
Esqueça os mesmos posts com as fotos de sempre. Uma tendência de sucesso no Instagram é o Stories, que oferece diversas ferramentas para você criar seus posts, tais como: Ao Vivo (onde você transmite ao vivo algum acontecimento), Mãos Livres (captura de vídeos comuns), Boomerang (vídeo que vai e volta), Rebobinar (vídeo reproduzido de trás para frente), Super Zoom (vídeo com zoom e efeitos de áudio) e opções para inserir texto, efeitos, emojis, figurinhas, localização, horário, temperatura… As opções são diversas, só não vale cair na mesmice!
Instagram Stories
Você pode utilizar o Stories para fazer anúncios, redirecionar as pessoas para algum link (opção acessível se pagar para anunciar ou se sua conta empresarial tiver mais de 10.000 seguidores) e postar um pouco do dia a dia da sua empresa e seus produtos. Apesar de ter visualização de curta duração, ele é muito relevante! Além disso, é possível salvar o que você editar utilizando ele e postar no feed comum do Instagram.
5. Interagir
Nunca deixe de responder as dúvidas dos seus seguidores, seja por mensagem privada ou comentários. Se possível, atenda-os o quanto antes e resolva de forma efetiva seus questionamentos e problemas. Isso ajuda muito na imagem da sua empresa, evita transtornos posteriores e ajuda a manter seus clientes satisfeitos.
Curta e responda os comentários nas suas fotos. Se não for possível fazer isso com todos, interaja com os mais relevantes. Curta as publicações dos seus seguidores que mencionem sua marca e, quando for pertinente, compartilhe-as na sua conta (existem alguns aplicativos que auxiliam no repost, como o Regram).
6. Anunciar
É uma forma muito eficaz de impulsionar sua conta, trazer mais visibilidade, seguidores e vendas para seu negócio. Apesar de ser muito útil, os anúncios não podem ser feitos sem um pouco de estudo ou experiência sobre seus objetivos e seu público, se não eles acabam tornando-se desperdício de verba de mídia ao invés de resultados.
7. Analisar seus resultados
Para saber se sua conta está seguindo o caminho certo, nada melhor que fazer uma análise dos seus resultados. Para isso, existe uma plataforma dentro do próprio Instagram chamada Instagram Insights, que oferece dados de resultado de alcance, engajamento, impressões e Stories. Como citado anteriormente, é uma ferramenta disponível apenas para quem tem um perfil corporativo.
Para acessar o Instagram Insights, vá em seu perfil e clique no ícone indicado
É a partir da análise das informações disponíveis que começa-se a conhecer melhor seu público e a traçar melhores estratégias de Marketing para aumentar seus resultados.
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