“O principal desafio em geração de leads que profissionais de marketing de empresas B2B enfrentam é gerar leads qualificados. (B2B Technology Marketing Community via RockContent)”.
Gerar leads é uma tarefa importante e necessária para qualquer empresa que deseja atrair clientes e fechar vendas. Para isso, é necessário um trabalho de conteúdo constante e que esteja baseado na relevância, atraindo prospects e preparando para venda.
Mas você pode se perguntar: o que são leads? No Inbound Markerting são os clientes em potencial. Pessoas que demonstraram um interesse inicial e que têm possibilidade de se tornarem clientes em breve, podendo ser trabalhadas ao longo do tempo para que isso aconteça.
Os Leads B2B são potenciais clientes empresariais e podem ser ainda mais desafiadores se você não tiver um planejamento estratégico de marketing bem definido, já que são vendas que exigem uma negociação muito mais complexa, técnica e de confiança.
Para não deixar você na mão, reunimos informações que podem te ajudar a gerar Leads B2B, os desafios e as dicas importantes para conquistar prospects e ter sucesso nas suas vendas empresariais. Acompanhe com a gente:
Quem é a persona?
Antes de criar conteúdo e estratégias de relacionamento para seus leads B2B, é importante criar uma persona, ou seja, um perfil de cliente ideal, que vai ser usado como base para suas ações, pensando nas estratégias de forma mais assertiva.
Reúna as principais informações sobre o grande “tomador de decisões” da empresa que você quer atingir, o responsável direto pela compra do seu produto ou contratação do serviço. Qual a formação dessa pessoa, idade e localização? Quais são os hábitos, que canais ele usa para se comunicar e se informar e quais suas principais dores?
A resposta desses questionamentos vai te ajudar a trilhar o caminho ideal para chegar até esse lead com conteúdo relevante.
Criando uma estratégia eficiente para gerar leads b2b
Além da persona definida, é preciso criar estratégias baseadas no perfil do lead B2B, entendendo seu canal de comunicação e onde ele está mais ativo para direcionar a estratégia de forma mais assertiva.
Aqui, entram os imãs para converter visitantes em leads. O tema e a riqueza do conteúdo são as principais formas de chamar a atenção desse(a) profissional e fazê-lo(a) entender o valor que você pode entregar como negócio.
Você pode criar um e-book, um artigo de blog como esse, um vídeo ou qualquer outro material que ofereça insights úteis para melhoria de processos e resolução de problemas. Os conteúdos devem deixar claro, mesmo que indiretamente, o poder real do seu produto ou serviço.
Ah, o Inbound Marketing!
A Envox, como acredita muito no trabalho que realiza, não poderia deixar de mencionar o Inbound Marketing, essa estratégia que mudou a visão da publicidade convencional e criou um ambiente em que são os clientes que buscam e se interessam pelos produtos e serviços da sua empresa mesmo sem a necessidade de foco em estratégias puramente comerciais.
Mas, o Inbound não é pautado em uma estratégia única. É possível trabalhar suas estratégias em diferentes plataformas, Search Engine Optimization (o famoso SEO) e campanhas estratégicas de performance no Google e nas principais redes sociais.
E isso também leva em consideração o LinkedIn, tá? É a mídia social dos profissionais e das empresas. Uma boa estratégia B2B também passa por ele, então inclua em seu planejamento. Só tenha em mente que a ferramenta de anúncios do LinkedIn requer um investimento mais alto do que em plataformas como Google, Facebook e Instagram.
Falamos mais sobre Inbound Marketing em um ebook completo e gratuito. Baixe aqui e entenda a importância dele e como aplicá-lo em suas estratégias de prospecção de leads B2B.
Os leads precisam ser “nutridos” constantemente
Claro que, na prática, as coisas não são tão simples. O fato de um visitante ter se tornado um lead não indica necessariamente que o caminho até ele ser um cliente será rápido.
Inclusive, no cenário B2B, esse processo pode ser mais longo. Por isso a importância da nutrição dos leads. Observar os leads b2b conforme o tempo passa e entender como eles se comportam para trazer conteúdo ainda mais personalizado e gerar uma prospecção adequada.
Um dos canais mais interessantes para isso é a automação de e-mail , na qual você pode criar réguas de relacionamento para acionar materiais e artigos interessantes com base nas ações de cada lead.
Gerar leads B2B é ótimo, mas precisa de um trabalho regular. Contatos não viram clientes de uma hora para outra. Você precisa nutri-los e continuar mostrando que a sua empresa resolve dores e soluciona problemas.
Não deixe outras formas de prospecção de lado
A internet ainda é a melhor forma de gerar leads, sem dúvidas. Mas um bom gestor está sempre ligado às oportunidades que surgem, como networking em eventos, palestras e outros encontros onde seus possíveis clientes estão.
Depois do primeiro contato offline, utilize esses contatos em suas estratégias online, com a permissão deles, é claro.
Esperamos que você tenha sucesso na geração de leads B2B! Conte com a gente para tornar as suas estratégias de marketing e prospecção mais eficientes. Cadastre-se e receba mais conteúdos como esse em seu email: