Mesmo com a economia instável, podemos afirmar que o e-commerce continua crescendo e prosperando, visto que, em 2017 ele cresceu em 12% e faturou R$ 59,9 bilhões. Com isso, cada vez mais lojas virtuais começam a serem fundadas, atraindo vários tipos de consumidores. Entre tantas opções, qual a melhor forma de se destacar?
A resposta é simples: é a partir de estratégias de Marketing Digital que um e-commerce aumenta seus resultados e gera mais vendas. E são vários os métodos para atrair clientes para seu e-commerce, mas nem sempre há verba disponível para investir em todos eles. Por isso, separamos as melhores formas de aumentar resultados e vendas de um e-commerce:
SEO
O SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia de otimização de sites que faz com que eles apareçam na primeira página nas buscas do Google. É uma estratégia importantíssima para e-commerces, pois aumenta a geração de tráfego orgânico (gratuito) do site e, por consequência, gera mais vendas.
Otimizar uma loja virtual com o SEO vai além de aparecer nas buscas, pois também melhora a experiência do usuário. Por exemplo, páginas que foram otimizadas possuem URL e título mais amigáveis ao seu cliente e são mais fáceis de encontrar (exemplo: ao invés de www.umecommerce.com/apso%=ks, uma URL otimizada aparece como www.umecommerce.com/camisetas). Tudo isso gera mais resultados para a sua loja.
Anúncios (Google Adwords)
Existem vários tipos de anúncios na Internet, principalmente pelo Google Adwords. Os mais recomendados para e-commerce são os links patrocinados, anúncios no Google Shopping e rede em display. Todos aumentam a visualização do seu e-commerce, tráfego e vendas, mas são pagos.
Exemplo de link patrocinado
Exemplo de anúncios no Google Shopping
Exemplo de rede em display
Redes Sociais
As redes sociais estão crescendo cada vez mais, sendo quase que indispensáveis para a divulgação de serviços e produtos. Com os e-commerces não é diferente: divulgar sua loja, assim como seus produtos através das redes sociais é essencial para atingir o público desejado e angariar mais clientes.
As redes sociais que mais têm sido populares entre os e-commerces ultimamente são o Facebook e o Instagram. Através delas, é possível compartilhar fotos de seus produtos, links para sua loja virtual, notícias, promoções, fazer campanhas publicitárias, anúncios e até mesmo vender pela própria plataforma.
É muito importante que as redes sociais do seu e-commerce sejam bem planejadas, organizadas e com conteúdo rico que atinja seu público-alvo e que esteja dentro das tendências.
Email Marketing
O Email Marketing é uma ferramenta poderosa e importantíssima para realizar ações de remarketing (enviar o mesmo produto que a pessoa esteve procurando no Google ou em sua loja), enviar cupons e promoções, realizar campanhas e, enfim, relacionar-se com seu lead para transformá-lo em cliente ou informar quem já é seu consumidor, podendo levá-lo a comprar mais.
Existem muitas estratégias possíveis de segmentação para atingir a pessoa certa, no momento certo. Isso faz com que suas ações sejam mais assertivas e seu dinheiro seja investido mais certeiramente.
Mas como faço para implementar essas ações?
Quem implementa ações desse tipo são consultores e agências de Marketing Digital. São eles que fazem o diagnóstico e a implementação das melhores estratégias para fazer seu e-commerce crescer e vender mais.
A ENVOX Marketing Digital é uma agência especializada em soluções para aumentar resultados. Atualmente, a ENVOX atende quatro e-commerces: a Farmácia Campelle, Casa Sul, Farmácia Mirra e Casa Costa, sendo que temos vasta experiência na área. Se você deseja saber mais sobre nosso trabalho, contate-nos através da nossa página de contato. Faremos o possível para atendê-lo da melhor maneira possível!